Chega de ter que reiniciar o PC sempre que for instalar uma atualização de kernel, pois segundo a Canonical, Live Patch no Ubuntu 18.04 LTS será muito fácil. Confira os detalhes dessa novidade.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
- Como instalar o media player Movian no Linux via Snap
O Live Patch é um recurso que permite instalar e aplicar atualizações críticas de segurança do kernel do Linux sem que o usuário tenha de reiniciar o sistema.
Isso significa que você pode manter seu computador seguro no nível do kernel, sem qualquer impacto em seu tempo de atividade ou produtividade.
Live Patches também são muito rápidos. A maioria das correções do kernel se aplicam em segundos e sem qualquer interferência em qualquer coisa que você esteja fazendo.
Nos servidores Linux, o live patch é, naturalmente, um grande benefício. Reduz o tempo de inatividade e os custos de manutenção, melhorando a segurança geral e a confiabilidade do serviço.
Você não precisa estar gerenciando servidores e sistemas que precisam estar acessíveis e disponíveis o tempo todo para saber que o live patch é algo óbvio.
No kernel da área de trabalho, o live kernel patching é… Bem, digamos, um pouco menos essencial.
Em suma, ele permitirá que você seja preguiçoso e/ou atinja seu melhor objetivo de tempo de atividade de todos os tempos. Você pode adiar a reinicialização sem se preocupar em se beneficiar dos mais recentes patches de segurança do kernel do Linux.
Infelizmente, existem algumas coisas que os Live patches não fazem, como instalar e habilitar novos drivers gráficos, trocar os principais módulos ou fazer uma transição perfeita para um ramo de kernel totalmente novo.
Live Patch no Ubuntu 18.04 LTS será muito fácil! Confira!
Você pode fazer uso de live patch no Ubuntu 14.04 LTS e 16.04 LTS, desktop e servidor, através da linha de comando.
Para usuários de desktop, em particular, o Ubuntu 18.04 LTS facilitará ainda mais a ativação de live kernel patching no Ubuntu, graças a uma nova opção da guia “Atualizações” em “Programas e Atualizações”.
Pois é, você não precisa mais usar a linha de comando ou buscar um token manualmente. Em vez disso, apenas abra o utilitário “Programas e Atualizações”, vá para a aba “Atualizações” e entre com sua conta do Ubuntu One.
Ao entrar, você obterá automaticamente um “token” que permite usar o serviço gratuitamente (veja as advertências abaixo). Quando autorizado, basta assinalar a opção ‘Use Canonical live patch to increase security between restarts’ e pronto.
Porém, contudo, e entretanto
O “Canonical Livepatch Service” é gratuito para usuários de desktop, embora em no máximo 3 máquinas por conta do Ubuntu One.
Para usá-lo em mais de 3 máquinas (por exemplo, bancos de dados corporativos, hosts virtuais/em nuvem e serviços de infra-estrutura em execução no Ubuntu), você terá que falar com a Canonical sobre como se tornar um cliente do Ubuntu Advantage (aqui está a pegdinha).
Então, embora os patches de kernel não sejam algo que a maioria dos usuários de desktops acharão essencial (afinal, as reinicializações em sistemas modernos não demoram muito) é ótimo ver a Canonical facilitando a opção para quem precisa com menos esforço. E além disso, maior segurança para todos os usuários do Ubuntu é sempre uma coisa boa.
Conheça melhor o Live Patch
Para saber mais sobre Live Patch, clique nesse link.