Para a alegria de muitos, em breve, o Linux permitirá definir o nome do host antes que o espaço do usuário inicie.
O hostname, ou nome do host em sistemas baseados em Linux é muito usado para diferentes aplicativos, mas o acesso geralmente é feito pelo espaço de trabalho e pelo sistema init ao inicializar o sistema operacional.
O problema pode ocorrer se algum processo do espaço do usuário tentar ler o nome do host do sistema antes que ele seja definido.
Felizmente, esses problemas fazem ou podem fazer parte do presente, mas seus dias estão contados e desaparecerão durante este 2022.
Linux permitirá definir o nome do host antes que o espaço do usuário inicie
Segundo o site Phoronix, Dan Molding introduziu um parâmetro do kernel como um patch que permitirá que o nome do host seja definido antes do início do espaço de trabalho.
Larabel explica um cenário possível em que isso pode ser um problema: mdadm depende do nome do host para determinar se é um array de disco local ou externo e usa caminhos diferentes.
Ele explica que:
“Se o mdadm tentar obter o nome do host antes que ele seja lido no sistema de arquivos e definido pelo sistema init, você poderá se deparar com um comportamento inesperado”
O que esse patch permitiria seria definir o parâmetro do kernel “hostname=” para outra coisa durante o processo de inicialização do SO, antes que o sistema de arquivos seja montado e o espaço do usuário seja iniciado.
Esta é uma etapa extra para passar de usuários a administradores em alguns cenários, o que pode ser um incômodo, mas será uma opção utilizável ou inutilizável. Como quase sempre no Linux, a escolha será nossa.
Quanto a quando essa mudança estará disponível, deve-se dizer, é provável que muitos de nós não a usem, espera-se que chegue com o kernel 5.19. O kernel 5.18 acabou de ser lançado, então o 5.19 deve chegar em 24 de julho ou 31 de julho.