Segundo o Steam Hardware Survey mensal para outubro, o Linux permanece acima de 1% na pesquisa de hardware Steam. Confira os detalhes.
A participação de mercado do Steam no Linux tem subido lenta mas seguramente desde que a Valve introduziu o Steam Play como sua solução baseada em Proton para rodar jogos do Windows no Linux.
Se você está interessado em jogos em PCs, provavelmente já encontrou o Steam, a plataforma da Valve para distribuição, atualização e execução de jogos. O Steam torna possível comprar um jogo, instalá-lo na Internet e executá-lo a partir da interface do Steam.
Existem muitos jogos do Steam que podem ser executados no Linux. Esta abordagem é oficialmente suportada pelo Steam usando um sistema chamado Proton, que é uma camada de compatibilidade que permite que os jogos do Windows rodem em sistemas operacionais baseados em Linux.
Recentemente, a Valve publicou seu Steam Hardware Survey mensal para outubro, e além de mostrar o domínio usual da Nvidia e Intel no uso de GPUs e CPUs entre os usuários do Steam, não houve muitos novos resultados do último relatório, exceto jogos Linux subindo para 1,13%.
Nesse caso, a participação de mercado de 1,13% é um aumento de + 0,08% em relação ao mês anterior.
Linux permanece acima de 1% na pesquisa de hardware Steam
Sim. O Linux permanece acima de 1% na pesquisa de hardware Steam. Para contextualizar, os jogos Linux historicamente ficaram abaixo de 1%, de acordo com o pessoal da GamingOnLinux, que rastreou a participação de mercado do sistema operacional de código aberto por alguns anos.
Analisando os dados fornecidos pelo Steam, podemos ver uma análise das distribuições Linux mais populares no Steam agora como estas:
- Ubuntu 20.04.3 LTS – 0,19%
- Manjaro Linux – 0,13%
- Arch Linux – 0,13%
- Linux Mint 20,2 – 0,07%
- Ubuntu 21,04 – 0,06%
As estatísticas acima representam a participação de mercado de todos os sistemas de jogos questionados na pesquisa.
Além disso, na imagem abaixo você pode ver as estatísticas referentes apenas aos sistemas baseados em Linux. Sem surpresa, o Ubuntu é a distro Linux mais usada rodando o cliente Steam.
Lembremos que em abril, o número de jogadores começou a crescer lentamente e atingiu a marca de 1% em julho. Considerando os próprios dados da Valve de 120 milhões de usuários ativos por mês, deve haver cerca de 1,2 milhão de jogadores Linux no Steam agora.
Então, obviamente, mais pessoas estão começando a usar o sistema operacional Linux, de acordo com uma pesquisa sobre o hardware do Steam.
Embora não pareça haver nenhuma maneira de saber com certeza, é inteiramente possível que esse aumento tenha ocorrido graças ao anúncio do Steam Deck.
Esperamos que a participação de mercado do Linux cresça ainda mais quando os Steam Decks começarem a chegar às mãos dos jogadores. Todas as pessoas que usam o console contribuirão para o crescimento dos jogos Linux, ajudando-o a uma adoção de nível muito mais alto.