Q4OS uma distribuição Linux para usuários do Windows

Procurando uma distribuição Linux para usuários do Windows? Experimente a Q4OS. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.

Q4OS é uma distribuição baseada no Debian Stable com ambiente de desktop KDE Trinity, que a tornam uma boa opção de sistema Linux para usuários vindos do Windows, pois possui um visual semelhante a esse sistema.

Q4OS uma distribuição Linux para usuários do Windows
Q4OS uma distribuição Linux para usuários do Windows

Ele se concentra na estabilidade, segurança, velocidade e confiabilidade a longo prazo.

Q4OS uma distribuição Linux para usuários do Windows

A ideia do projeto é combinar a estabilidade do Debian, com a leveza e a funcionalidade do ambiente de trabalho no KDE Trinity 3.x, que vem com uma experiência de usuário muito parecida com a do sistema operacional proprietário da Microsoft.

Essa característica torna a distro especialmente útil em projetos onde é preciso fazer com que usuários acostumados com o Windows sintam-se confortáveis com o sistema, para que possam usar o Linux sem ter que reaprender muita coisa.

O Q4OS foi criado não muito antes de a Microsoft encerrar o suporte para o Windows XP em 8 de abril de 2014.

Após esse período, muitos usuários do Windows que não fizeram a transição completa do XP foram forçados a usar estações de trabalho vulneráveis ​​a ameaças de segurança, bugs de aplicativos e falta de confiabilidade.

Assim, o projeto foi criado para fornecer um sistema operacional livre completo, confiável e leve, com uma experiência de usuário semelhante ao Microsoft Windows XP/7.

O sistema operacional também faz um bom trabalho com ambientes de nuvem virtual e isso graças aos seus baixos requisitos de hardware.

A área de trabalho

O Q4OS usa o Trinity Desktop Environment – um fork da famosa área de trabalho KDE. Ele possui uma interface do usuário limpa e mínima com um ícone do tipo iniciar, uma barra de tarefas e ícones semelhantes ao Windows.

Q4OS
Q4OS usa o ambiente Trinity Desktop Environment

Ele também possui efeitos de área de trabalho e pelo menos 2 estilos de menu inicial que podem ser definidos quando você inicializa a área de trabalho pela primeira vez.

Apps padrão

O conjunto de aplicativos padrão dependerá do tipo de desktop que você decide configurar ao instalar o Q4OS.

Supondo que você instale a área de trabalho com todos os recursos, você terá o LibreOffice, o VLC, o Google Chrome, o Thunderbird, o Synaptic, o Shotwell, o Firefox e o Konqueror.

Você pode usar o Central de Software para pesquisar e instalar aplicativos facilmente. A partir do aplicativo do software center, você pode acessar o gerenciador de pacotes (Synaptic) e o criador de perfil de desktop (onde você pode alterar o ambiente de área de trabalho que deseja usar).

Q4OS
Central de Software do Q4OS

Personalização

O recurso mais personalizável do Q4OS são os ambientes de área de trabalho, que você pode alterar tão facilmente quanto clicar em “Executar” no menu principal, inserindo altdeski na linha de comando e clicando em “Executar”.

Q4OS
eXECUTANDO O altdeski

Tudo o que você precisa fazer é escolher qualquer um dos outros ambientes de desktop suportados nas opções e pronto! Inicialize e você será bem-vindo, graças ao profiler de área de trabalho do Q4OS.

Q4OS
Selecionando um ambiente gráfico no Q4OS

Como você faria em muitas outras distro do Linux, você pode ajustar estilos de fonte, cores, efeitos de animação, atalhos, etc. do Q4OS.

Requisitos de Hardware

Esse sistema se destaca pela velocidade e requisitos de hardware muito baixos, e funciona muito bem em máquinas novas, bem como em computadores legados. Ele também é muito útil para virtualização e computação em nuvem.

O Q4OS foi projetado tendo em mente os recursos de compatibilidade para computadores mais antigos, portanto, é improvável que você tenha problemas para configurá-lo em sua estação de trabalho e nunca precisa se preocupar com a queda do suporte para arquiteturas de 32 bits.

Ele requer pelo menos uma arquitetura de 32 bits com um Intel Pentium III de 500 Mhz, AMD-K6 III de 500 Mhz ou Processador Superior. Quanto à RAM, 256 MB ou mais.

Ele pode ser executado em um disco rígido com pelo menos 5 GB de espaço de armazenamento e uma resolução VGA de 1024X768.

Linux para usuários do Windows – Usando o ambiente do Q4OS em outras distros

Apesar do KDE Trinity ser o grande trunfo dessa distribuição (pois esse ambiente é muito leve e Windows like), quem não quer usar essa distro apena por causa desse ambiente, basta usar esse tutorial.

Como instalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados

Baixe e experimente o Q4OS

Para baixar a imagem ISO da distribuição, acesse esse link ou na página da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.