O fundador do Linux Mint, Clement Lefebvre, revelou um novo recurso, o Linux Mint WebApp Manager pode transformar sites em aplicativos de desktop.
Já se passaram mais de dois meses desde o lançamento do atual e estável Linux Mint 20 “Ulyana”. Durante este período, ele também recebeu várias correções de bugs, e a equipe do Linux Mint já está trabalhando para o desenvolvimento do próximo ponto de lançamento v20.1.
Agora, no último blog mensal, o fundador do Linux Mint, Clement Lefebvre, revelou o sistema de gerenciamento WebApp, um dos recursos que eles estão trabalhando para implementar no próximo Linux Mint 20.1.
Linux Mint WebApp Manager pode transformar sites em aplicativos de desktop
Inspirado por um dos insanamente rápidos e elegantes Peppermint OS e seu gerenciador de aplicativos SSB (Site Specific Browser) ICE, o Linux Mint baseado no Ubuntu também iniciou um novo projeto – WebApp Manager.
É um sistema de gerenciamento WebApp que permitirá que você transforme seu site favorito em um aplicativo de desktop independente.
Depois de criar WebApps, você não precisa abrir seus sites específicos nas janelas e guias do navegador; em vez disso, você pode executá-los em uma janela sem cabeçalho com seu próprio perfil de navegador, como um aplicativo de desktop.
Você pode até iniciar seu website-cum-webapp diretamente do menu do aplicativo e alternar rapidamente para ele usando o painel ou o seletor Alt-tab.
Semelhante aos aplicativos de desktop, você também pode fixá-lo em seu painel para iniciá-lo rapidamente ou acessá-lo sem pesquisar.
Como obter o gerenciador WebApp para Linux Mint?
Atualmente, se você está ansioso para experimentar o WebApp Manager, pode baixar sua versão Beta disponível nesse endereço. Embora o beta inclua todos os recursos, ele ainda não oferece suporte completo à tradução para todos os principais idiomas.
Portanto, você pode esperar pela versão estável que certamente chegará ao Mint 20.1 com os seguintes recursos:
- Um novo ícone e nome genérico;
- Uma nova interface de usuário;
- 100% de compatibilidade para frente e para trás com ICE;
- Um back-end dividido para gerenciador de ICE e Web App;
- A capacidade de editar aplicativos da Web;
- Suporte para tema de ícone com ícones automaticamente adivinhados para sites populares;
- Downloads de favicon aprimorados;
- A capacidade de mostrar ou ocultar a barra de navegação do Firefox;
- Suporte completo de tradução para todos os principais idiomas.
Mais recursos para Linux Mint 20.1
Recentemente, o site Fossbytes fez uma entrevista de perguntas e respostas com Clem Lefebvre. Na entrevista, eles perguntaram sobre as próximas grandes melhorias nas quais sua equipe está trabalhando para o Mint 20.1.
“Ainda não temos um codinome.”
“Eu realmente não gosto de falar sobre novos recursos até que eles estejam implementados e quase prontos para serem enviados. Mencionarei dois deles, pois temos quase certeza de que serão incluídos no Linux Mint 20.1. Estamos trabalhando em um sistema de gerenciamento de aplicativos da web para criar facilmente aplicativos da web (ou seja, sites que são executados em suas janelas como se fossem aplicativos de desktop).”
“A ideia vem do Peppermint. Isso permite que você execute um site diretamente do menu do aplicativo, alterne para ele facilmente com a guia Alt e a lista de janelas, fixe-o no painel e gerencie-o como qualquer outro aplicativo. Outra coisa em que estamos trabalhando é a capacidade de gerenciar arquivos favoritos.”
“No momento, você só pode marcar pastas. Queremos poder clicar com o botão direito em um arquivo e torná-lo um favorito. Queremos ser capazes de acessar rapidamente nossos arquivos favoritos de dentro do navegador de arquivos, mas também de outros aplicativos e do menu de aplicativos.”
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak