Segundo a própria equipe do sistema, o Linux Mint terá personalização mais fácil no ambiente Cinnamon, graças ao recurso “Style”.
Todo mundo gosta de personalização, de deixar as coisas do jeito que você quer. Mas isso nem sempre está disponível, e quando está, pode ser um pouco complicado.
Mas agora, a equipe Linux Mint introduziu o recurso “styles” (estilos) no ambiente Cinnamon para o próximo lançamento, Linux Mint 21.2, permitindo uma personalização mais fácil e uma interface visualmente atraente.
Linux Mint terá personalização mais fácil no ambiente Cinnamon
Em sua postagem de atualização mensal, a equipe do Linux Mint deu uma prévia do que está reservado para o próximo lançamento, o Linux Mint 21.2. Um dos novos recursos interessantes que chamaram a atenção foi a introdução de “estilos” na área de trabalho do Cinnamon.
Sim. A próxima iteração do Cinnamon apresentará um novo conceito conhecido como “estilos”. Os estilos vêm em três modos: misto, escuro e claro, e cada um desses modos pode ter “variantes” de cores. Uma variante é uma combinação de temas que se misturam.
O objetivo dos estilos, modos e variantes é facilitar a mudança para uma interface bonita e navegar rapidamente pelas opções disponíveis.
Você não terá que encontrar elementos correspondentes porque os estilos farão isso por você, não importa quantos temas individuais você tenha instalado.
Na combinação de estilos, você verá estilos populares como Adwaita, Mint-X, Mint-Y, entre outros. Basta selecionar um modo e as variantes de cores serão exibidas.
Você pode alternar entre estilos, modos e variantes de cores com apenas alguns cliques de um botão. No entanto, se você preferir uma combinação específica de temas não propostos, pode clicar em “Configurações avançadas” e escolher temas individuais.
imagens
A melhor parte é que tudo funcionará imediatamente para todos. A equipe do Linux Mint quer que os estilos do Cinnamon funcionem bem para todos, incluindo artistas de temas de terceiros e outras distribuições.
Os estilos Cinnamon são definidos em arquivos JSON em /usr/share/cinnamon/styles.d/. Esses arquivos são lidos em ordem alfabética e os estilos podem substituir um ao outro se tiverem o mesmo nome.
Essa abordagem permite que as distribuições ou artistas temáticos definam seus estilos enquanto também usam as definições de estilo do Cinnamon.
Todo esse recurso deve chegar como parte do lançamento do Linux Mint 21.2 “Victoria”, previsto para junho de 2023. Se você deseja contribuir ou desenvolver seu próprio tema para o Mint, pode criar uma postagem nos fóruns do Mint.
Os usuários do Linux Mint há muito esperavam por esse novo recurso e com certeza tornarão o ambiente de desktop mais visualmente atraente e personalizável. Mal podemos esperar para ver o que a equipe do Linux Mint tem reservado para nós com o próximo lançamento!