Com o fim do Hexchat, o Linux Mint está construindo um novo app de chat para desktop. Confira os detalhes desse novo aplicativo.
A distribuição baseada no Ubuntu atualmente inclui o Hexchat em seu conjunto de software padrão.
O IRC não está tão na moda quanto o Discord ou o Telegram, mas é um padrão aberto e gratuito que nenhuma entidade controla, tem largura de banda relativamente baixa, é interoperável e eficiente.
Mas infelizmente, o Hexchat não existe mais.
Agora, um novo cliente de IRC (mas não o chame de cliente de IRC) está sendo desenvolvido pelo Linux Mint.
Linux Mint está construindo um novo app de chat para desktop
Já se perguntou por que o Linux Mint vem com um cliente IRC pré-instalado? O objetivo principal é oferecer aos usuários da distro uma maneira de conversar, fazer perguntas e obter suporte de outros usuários da distro em tempo (relativamente) real.
Esse tipo de bate-papo não precisa acontecer no IRC, é claro. O Linux Mint tem muitos meios de suporte, incluindo um fórum bastante movimentado.
Mas dado que seus canais oficiais de IRC permanecem ativos, usuários e desenvolvedores os utilizam diariamente para conversar, planejar e fornecer suporte. A perda do Hexchat deveria significar abrir caminho para os recém-chegados.
O que fez os desenvolvedores do Mint pensarem.
Do jeito que está, o IRC não é fácil de usar. É uma espécie de magia arcana envolvendo comandos estranhos. Sua integração é obtusa.
E o protocolo não oferece suporte nativo a coisas como compartilhamento de mídia (capturas de tela são úteis na solução de problemas), links clicáveis ou outras “sutilezas” modernas.
E ainda assim, o IRC é um protocolo rápido, estabelecido, aberto e versátil.
Não é tão chamativo quanto o Discord, mas não é sobrecarregado por excessos sociais supérfluos ou advertências corporativas. É gratuito e imediato (não é necessária inscrição para usá-lo), o que o torna ideal para uso “quando você precisar”.
Assim, começou o trabalho em um novo aplicativo dedicado de “sala de bate-papo” para substituir o Hexchat, chamado Jargonaut.
O objetivo do Linux Mint não é construir um cliente de IRC completo – ou mesmo um cliente de IRC. Acontece que Jargonaut usa IRC como protocolo subjacente.
A ideia é que os usuários não precisem saber o que é IRC nem aprender sua sintaxe, pois o aplicativo não responderá aos comandos padrão do IRC nem permitirá que os usuários ingressem em outros canais1.
Quando o aplicativo é aberto, apenas os canais de suporte oficiais do Linux Mint estão presentes.
Portanto, a ideia é criar um aplicativo de bate-papo de suporte em tempo real baseado em IRC, mas com recursos adicionais:
“[Jargonaut] oferecerá suporte a pastebin/imgur via DND, carregando as especificações do sistema, solução de problemas e muitos recursos que não têm nada a ver com IRC”, disse o líder do Linux Mint, Clement Lefebvre, na última atualização mensal da distribuição.
“O Hexchat foi um ótimo cliente de IRC que nos ajudou a criar uma sala de chat de suporte relativamente boa. Esperamos que Jargonaut nos ajude a tornar esta sala de bate-papo ainda melhor e mais fácil de usar.”
Isso soa interessante!
Como a maioria dos XApps desenvolvidos internamente pelo Linux Mint, o novo aplicativo está hospedado no Github, que é onde você deve ir para verificar o status atual do Jargonaut, verificar o código e compilá-lo ou contribuir para seu desenvolvimento com suas próprias mãos.