Linux Mint Debian Edition 3 Cinnamon Beta lançado – Confira as novidades

O líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, anunciou o lançamento do Linux Mint Debian Edition 3 Cinnamon Beta. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


LMDE (Linux Mint Debian Edition) é uma distribuição voltada para usuários experientes, que fornece o mesmo ambiente do Linux Mint, mas usa Debian como base do pacote, em vez do Ubuntu.

Linux Mint Debian Edition 3 Cinnamon Beta lançado - Confira as novidades
Linux Mint Debian Edition 3 Cinnamon Beta lançado – Confira as novidades

Linux Mint Debian Edition é disponibilizado em duas edições: uma com o ambiente de desktop Cinnamon e outra com o Mate.

A distribuição também inclui várias ferramentas padrão do Linux Mint e também os repositório deb-multimídia que permitem que você tenha aplicativos como o VLC, Kdenlive, Audacious, constantemente atualizados.

Novidades do Linux Mint Debian Edition 3 Cinnamon Beta

Com o Linux Mint 19 “Tara” lançado no início deste mês, a equipe do Linux Mint agora concentra todos os seus esforços na distribuição “Cindy” do Linux Mint Debian Edition 3, que é baseada na última versão estável do sistema operacional Debian, em vez do Ubuntu.

E agora, uma versão beta está agora pronta para testes públicos com o ambiente de desktop Cinnamon.

no anúncio do beta, Clement Lefebvre disse o seguinte:

“Além das correções de bugs e correções de segurança, os pacotes de base Debian permanecem os mesmos, mas os componentes Mint e desktop são atualizados continuamente. Quando prontos, os recursos recém-desenvolvidos entram diretamente no LMDE, enquanto estão prontos para inclusão no próximo lançamento do Linux Mint Point.”

Destaques do Linux Mint Debian Edition 3 Cinnamon Beta inclui as mais recentes atualizações de segurança e software dos repositórios Debian 9 “Stretch” do Debian de 31 de julho de 2018, o mais novo ambiente de desktop do Cinnamon 3.8, além de todas as ferramentas internas construídas atualizadas que também estão disponíveis no sistema operacional Linux “Mint 19” Tara.

Como Clement Lefebvre observa no anúncio, o principal objetivo da série de sistemas operacionais LMDE (Linux Mint Debian Edition) é oferecer ao time do Linux Mint uma maneira de ver quão viável seria sua distribuição Linux e quanto esforço está envolvido em uma possível mudança do Ubuntu para o Debian, caso o primeiro desapareça.

Além disso, o LMDE tenta oferecer aos usuários uma experiência Linux semelhante à do Linux Mint, principalmente porque ele também usa a mesma base de pacotes e sistema de gerenciamento, o Debian.

O lançamento final do Linux Mint Debian Edition 3 “Cindy” está previsto para o próximo mês, mas você pode baixar e testar a versão beta agora mesmo e ajudar o projeto a testar ainda mais o software.

Por favor, note que esta é uma versão de pré-lançamento, e que ela não é recomendada para uso em produção.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Linux Mint Debian Edition 3 Cinnamon Beta

A imagem ISO do Linux Mint Debian Edition 3 Cinnamon Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.