O Linux Mint com Cinnamon executará aplicativos mais rápido em breve. A promessa é o resultado de um trabalho feito pelos desenvolvedores. Confira os detalhes dessa boa notícia.
- Como instalar o editor de menu AppEditor no Linux via Flatpak
- Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu
- Como instalar o ambiente Cinnamon no Arch Linux e derivados
- Como instalar os ícones e o tema MacBuntu no Ubuntu e derivados
O Cinnamon é o ambiente de trabalho padrão do sistema operacional Linux Mint, que é baseado no Ubuntu. Ele usa partes do GNOME Stack no seu núcleo, o que significa que não é tão leve quanto suas contrapartes MATE ou Xfce, então, por conta disso, o lançamento de aplicativos acaba não sendo tão rápido quanto muitos gostariam que fosse.
É por isso que no início deste ano, o time de desenvolvimento do Linux Mint gastou algum tempo para investigar e depurar todos os itens que afetam a performance no Cinnamon, especialmente, aqueles envolvidos no ato de lançar os aplicativos pré-instalados.
Para ter um ponto de referencia, eles compararam o Cinnamon com o gerenciador de janela Metacity e descobriram que o primeiro era seis vezes mais lento.
Eles também compararam a biblioteca de gerenciamento de janelas Muffin do Cinnamon com o Metacity, usando um script construído internamente. Com isso, eles descobriram que ela também sofre problemas de desempenho.
Diante desse resultado, tiveram que descobrir a verdadeira razão por trás da lentidão e resolvê-la de uma vez por todas, para a melhoria ser disponibilizada no próximo lançamento do Cinnamon.
Sobre o resultado, Clement Lefebvre, Linux Mint líder do projeto e fundador, comentou:
“Nós então medimos Muffin por conta própria e descobrimos que, embora o desempenho fosse melhor do que no Cinnamon, os números eram maiores do que com o Metacity. Nós, portanto, tivemos problemas de desempenho no Muffin e no Cinnamon”,
Para corrigir os problemas de desempenho e fazer com que a execução de aplicativos seja mais rápida, ou pelo menos tão rápido quanto no Metacity do GNOME, o time de desenvolvimento do Linux Mint teve que aplicar dois commits upstream no Muffin e outros quatro commits no próprio Cinnamon.
Aparentemente, isso corrigiu os pontos de gargalo descobertos nos lançadores de painel e lista de janelas.
Linux Mint com Cinnamon executará aplicativos mais rápido em breve
Se você é um fã do Linux Mint, e ficou na expectativa de um Cinnamon que executará aplicativos mais rápido, a boa notícia é que essa melhoria fará parte do próximo Linux Mint 19 “Tara”, que será baseado no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).
Confira o anúncio oficial
Se você quiser conferir o anúncio oficial sobre a melhoria que vai deixar os aplicativos do Linux Mint com Cinnamon mais rápido ou sobre os detalhes técnicos, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Lançado Wine 3.4 com mais suporte a Vulkan e outras melhorias
- Linux Mint com Cinnamon executará aplicativos mais rápido em breve