Linux Mint com Cinnamon executará aplicativos mais rápido em breve

O Linux Mint com Cinnamon executará aplicativos mais rápido em breve. A promessa é o resultado de um trabalho feito pelos desenvolvedores. Confira os detalhes dessa boa notícia.


O Cinnamon é o ambiente de trabalho padrão do sistema operacional Linux Mint, que é baseado no Ubuntu. Ele usa partes do GNOME Stack no seu núcleo, o que significa que não é tão leve quanto suas contrapartes MATE ou Xfce, então, por conta disso, o lançamento de aplicativos acaba não sendo tão rápido quanto muitos gostariam que fosse.

Linux Mint com Cinnamon executará aplicativos mais rápido em breve
Linux Mint com Cinnamon executará aplicativos mais rápido em breve

É por isso que no início deste ano, o time de desenvolvimento do Linux Mint gastou algum tempo para investigar e depurar todos os itens que afetam a performance no Cinnamon, especialmente, aqueles envolvidos no ato de lançar os aplicativos pré-instalados.

Para ter um ponto de referencia, eles compararam o Cinnamon com o gerenciador de janela Metacity e descobriram que o primeiro era seis vezes mais lento.

Eles também compararam a biblioteca de gerenciamento de janelas Muffin do Cinnamon com o Metacity, usando um script construído internamente. Com isso, eles descobriram que ela também sofre problemas de desempenho.

Diante desse resultado, tiveram que descobrir a verdadeira razão por trás da lentidão e resolvê-la de uma vez por todas, para a melhoria ser disponibilizada no próximo lançamento do Cinnamon.

Sobre o resultado, Clement Lefebvre, Linux Mint líder do projeto e fundador, comentou:

“Nós então medimos Muffin por conta própria e descobrimos que, embora o desempenho fosse melhor do que no Cinnamon, os números eram maiores do que com o Metacity. Nós, portanto, tivemos problemas de desempenho no Muffin e no Cinnamon”,

Para corrigir os problemas de desempenho e fazer com que a execução de aplicativos seja mais rápida, ou pelo menos tão rápido quanto no Metacity do GNOME, o time de desenvolvimento do Linux Mint teve que aplicar dois commits upstream no Muffin e outros quatro commits no próprio Cinnamon.

Aparentemente, isso corrigiu os pontos de gargalo descobertos nos lançadores de painel e lista de janelas.

Linux Mint com Cinnamon executará aplicativos mais rápido em breve

Se você é um fã do Linux Mint, e ficou na expectativa de um Cinnamon que executará aplicativos mais rápido, a boa notícia é que essa melhoria fará parte do próximo Linux Mint 19 “Tara”, que será baseado no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Confira o anúncio oficial

Se você quiser conferir o anúncio oficial sobre a melhoria que vai deixar os aplicativos do Linux Mint com Cinnamon mais rápido ou sobre os detalhes técnicos, clique nesse link.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.