Graças ao mais recente boletim informativo do Linux Mint, descobrimos que o Linux Mint 22 usará o PipeWire como servidor de som padrão.
O boletim informativo do Linux Mint de março de 2024 revelou uma série de melhorias e atualizações, prometendo uma experiência de usuário ainda mais suave e eficiente e oferecendo uma visão do que o próximo lançamento do Mint 22 ‘Wilma’ trará.
Dentre os destaques, Linux Mint 22 usará o PipeWire como servidor de som padrão. Confira essa e outras novidades que virão no novo sistema.
Linux Mint 22 usará o PipeWire como servidor de som padrão
O Mint 22 apresentará melhorias notáveis de localização. Isso agilizará o processo de instalação removendo pacotes de idiomas pré-instalados não selecionados pelo usuário, reduzindo significativamente o espaço em disco necessário.
Além disso, se você estiver conectado à Internet, a instalação baixará automaticamente os pacotes de idiomas para o idioma selecionado.
Para usuários que necessitam de inglês, alemão, espanhol, francês, russo, português, holandês ou italiano, os pacotes de idiomas relevantes estarão prontamente disponíveis na imagem ISO, eliminando a necessidade de conexão com a Internet.
A ferramenta Software Sources no Linux Mint 22 incorporará suporte para o formato Deb822, oferecendo uma nova vantagem no gerenciamento de pacotes. Além disso, o PipeWire se tornará o servidor de som padrão, marcando uma atualização significativa no tratamento de áudio.
Suporte de mídia aprimorado
A próxima versão do Pix, visualizador e organizador de imagens do Linux Mint, apresentará suporte para imagens JXL, ampliando a gama de formatos suportados.
Além disso, um novo miniaturador de arquivos GIMP será incluído, facilitando o acesso e o gerenciamento dos arquivos GIMP.
Alinhando-se com a estratégia de kernel do Ubuntu, o Linux Mint 22 fará a transição para uhttps://blog.linuxmint.com/?p=4660ma nova série a cada lançamento, com foco na estabilidade e suporte para hardware mais recente.
O lançamento também apresentará um novo XApp, GNOME Online Account GTK, projetado para conectar usuários aos seus dados na nuvem em vários ambientes de desktop, garantindo ampla acessibilidade.
Em resposta à mudança do Thunderbird para um pacote Snap no Ubuntu 24.04, o Linux Mint decidiu continuar a empacotá-lo como um aplicativo DEB nativo na próxima versão do Mint 22, mantendo sua disponibilidade sem depender de pacotes Snap.
Por último, existem alguns insights interessantes sobre a popularidade de várias edições do Mint, revelando o Cinnamon como a escolha mais popular entre os usuários, seguido pelo Xfce e MATE.
No entanto, a fiabilidade destas estatísticas é questionável, uma vez que derivam do tráfego no site da Casa da Moeda e não de contagens reais de instalações activas – algo que não pode ser medido na prática.