E foi lançado o Linux Mint 22 beta com o ambiente Cinnamon 6.2. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, a equipe Linux Mint lançou a versão beta da próxima série de sistemas operacionais Linux Mint 22.
Novidades do Linux Mint 22 Beta
Linux Mint 22 tem o codinome “Wilma” e está planejado para lançamento no final de julho de 2024. A versão beta está aqui para nos dar uma visão antecipada dos novos recursos e melhorias introduzidas pela equipe Linux Mint em sua popular distribuição baseada no Ubuntu.
A edição principal com o ambiente de desktop Cinnamon apresenta o ambiente de desktop Cinnamon 6.2 mais recente, enquanto as edições MATE e Xfce são fornecidas com os desktops MATE 1.26 e Xfce 4.18. A sessão Wayland do Cinnamon ainda está em estado experimental.
Alguns destaques do próximo lançamento do Linux Mint 22 incluem suporte para kernels Ubuntu HWE (Hardware Enablement), melhor suporte a idiomas, PipeWire como servidor de som padrão, suporte para o novo formato Debian DEB822, suporte GTK4 para temas e suporte HiDPI aprimorado durante a inicialização.
Além disso, o Linux Mint 22 virá com o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird como um pacote DEB nativo, um novo XApp independente do GTK de contas online do GNOME para continuar a oferecer suporte à funcionalidade de contas online e desativará aplicativos Flatpak não verificados por padrão no Gerenciador de software.
Além disso, o Linux Mint 22 virá com um novo aplicativo Web pré-instalado chamado Matrix, que conecta você à rede de bate-papo Matrix, um novo miniaturador para arquivos GIMP (.xcf), bem como várias melhorias no Xed interno. Aplicativos , Sticky, Timeshift e Pix.
Nos bastidores, o Linux Mint 22 é baseado na versão mais recente do Ubuntu LTS (Long Term Support) da Canonical, ou seja, Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat), e é alimentado pela série de kernel Linux 6.8.
Isso significa que o Linux Mint 22 também será uma versão de suporte de longo prazo com suporte até 2029.
Sem mais delongas, você pode baixar a versão beta do Linux Mint 22 agora mesmo no anúncio oficial de lançamento feito pela equipe do Linux Mint esta manhã.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto não a instale e use em uma máquina de produção.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Linux Mint 22 Beta
A imagem ISO do Linux Mint 22 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então NÃO instale e use-a como seu driver diário ou em um ambiente de produção, pois pode conter recursos inacabados ou bugs que serão corrigidos na versão final.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux