No seu último boletim mensal, o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, informou que o Linux Mint 22.1 será lançado em dezembro.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Em seu último boletim mensal publicado recentemente, o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, compartilhou uma prévia do novo tema Cinnamon padrão que chegará ao Linux Mint 22.1 ainda este ano.
Linux Mint 22.1 será lançado em dezembro
Com lançamento previsto para dezembro de 2024, perto das férias de Natal, o Linux Mint 22.1 será lançado com o ambiente de desktop Cinnamon 6.4 que será lançado em breve, com um tema reformulado que é muito mais escuro e contrastado do que antes, elementos arredondados, diálogos redesenhados e uma lacuna entre os applets e o painel.
O novo tema Cinnamon padrão no Linux Mint 22.1 também apresenta um diálogo “Forçar Encerramento” reescrito no Clutter que aparecerá quando um aplicativo estiver congelado e não responder mais.
Além disso, os botões de mídia e o Workspace OSD foram modernizados, um novo applet de status foi introduzido e notificações, animações e o menu principal foram aprimorados para o novo tema Cinnamon.
Por baixo dos panos, o Linux Mint 22.1 contará com um sistema de gerenciamento de pacotes muito melhorado com as ferramentas internas Update Manager e Software Sources, alimentadas pelo Aptkit e Captain, removendo a dependência do aptdaemon, Synaptic, GDebi, apturl e outros componentes não mantidos.
“Isso nos permitiu refatorar completamente o código no Update Manager e simplificar muito sua arquitetura. Funcionou bem, mas foi escrito décadas atrás e algumas das técnicas e componentes em que ele se baseou não eram à prova do futuro”, disse Clement Lefebvre.
Como esperado, o Linux Mint 22.1 será baseado no Ubuntu 24.04.1 LTS (Noble Numbat) e alimentado pelo kernel Linux 6.8. Será a primeira atualização da série Linux Mint 22, que conta com suporte de atualizações de software e patches de segurança até 2029.