Segundo o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, o Linux Mint 21 Vanessa será baseado no Ubuntu 22.04 LTS.
Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa que possui duas versões: uma baseada em Ubuntu e outra versão baseada em Debian. Suporta muitos idiomas, incluindo a língua portuguesa, e utiliza o Cinnamon como seu principal ambiente de desktop.
Seguindo os passos da sua distro de origem, o Linux Mint está sempre trabalhando em sua próxima edição e na melhoria geral do sistema.
Agora, o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, anunciou em um boletim mensal alguns detalhes, incluindo o codinome do próximo lançamento do Linux Mint 21.
Linux Mint 21 Vanessa será baseado no Ubuntu 22.04 LTS
Em primeiro lugar, o Linux Mint 21 foi apelidado de ‘Vanessa’ e virá com as mesmas três edições às quais você está acostumado, apresentando os ambientes de desktop Cinnamon, Xfce e MATE.
Portanto, não, uma edição do KDE Plasma não está em andamento para o próximo grande lançamento do Linux Mint.
Em segundo lugar, como você poderia esperar, o Linux Mint 21 será baseado na próxima grande série Ubuntu LTS (Long Term Support), Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), o que significa que também será suportado por um longo período de tempo e que será alimentado por sua série de kernel Linux 5.15 LTS.
Além disso, Clement Lefebvre também revelou o fato de que, com o próximo lançamento do Linux Mint, a equipe também está trabalhando em um novo utilitário de atualização para tornar as coisas significativamente mais fáceis para os recém-chegados que desejam atualizar suas instalações atuais do Linux Mint para uma versão principal, como Linux Mint 21.
Segundo Lefebvre:
“Atualizações para um lançamento pontual dentro da mesma versão principal do Linux Mint são bastante simples e fáceis de executar. As atualizações para a próxima versão principal, no entanto, são muito mais complexas. Eles exigem um nível avançado de conhecimento e experiência e são executados usando a linha de comando. Estamos trabalhando em uma ferramenta de atualização que tornará isso significativamente mais fácil no futuro.”
A nova ferramenta de atualização do Linux Mint promete recursos como uma interface totalmente gráfica, localização em vários idiomas, a capacidade de realizar mais verificações para garantir que o processo de atualização ocorra sem problemas, totalmente configurável, a capacidade de preservar a escolha de espelhos do usuário, bem como a capacidade de fornecer e lidar com vários cenários de atualização.
Além disso, a nova ferramenta de atualização não forçará os usuários a remover seus repositórios e PPAs personalizados e os avisará sobre pacotes órfãos, mas permitirá que você os mantenha.
Clement Lefebvre diz que a nova ferramenta de atualização é a prioridade número um para a equipe do Linux Mint, o que significa que será lançada o mais rápido possível e usada para atualizações do LMDE 4 para LMDE 5 e depois para atualizações do Linux Mint 20.3 ao Linux Mint 21.
Uma versão alfa está disponível para teste público aqui.
Quanto ao Linux Mint 21 ‘Vanessa’, a versão final deve sair no início do verão, provavelmente em junho, e uma versão beta pode chegar para testes públicos no final de maio ou início de junho de 2022.