Segundo o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, oLinux Mint 21 usará o Blueman para melhor suporte a Bluetooth, e mais.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, relata hoje alguns dos recursos iniciais da próxima versão principal da popular distribuição baseada no Ubuntu que deve ser lançada ainda este ano, o Linux Mint 21.
Linux Mint 21 usará o Blueman para melhor suporte a Bluetooth, e mais
O Linux Mint 21 finalmente encerrará a série Linux Mint 20, que é baseada na série de sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), apresentando uma base mais recente da próxima série de sistemas operacionais com suporte de longo prazo Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellifish).
É claro que o Linux Mint 20 ainda terá suporte até abril de 2025 com atualizações de software e segurança, mas a equipe do Linux Mint agora está se concentrando na próxima grande série, Linux Mint 21, que será lançada não apenas com componentes principais mais novos (por exemplo, kernel Linux, pilha de gráficos Mesa, GCC, GNU C Library), mas também com uma versão mais recente do ambiente de desktop Cinnamon desenvolvido internamente.
O Cinnamon 6 provavelmente será usado no Linux Mint 21, cujo gerenciador de janelas e interpretador JavaScript será baseado em uma versão mais moderna da janela Mutter e do gerenciador composto do GNOME, bem como nas ligações GJS JavaScript para GNOME.
Segundo Clement Lefebvre.:
“Em preparação para o Linux Mint 21, estamos atualizando o interpretador Javascript do Cinnamon e rebaseando seu gerenciador de janelas em uma versão mais moderna do Mutter. Esta é uma tarefa enorme e requer muitas alterações de código no próprio Cinnamon e causa um número significativo de regressões. Precisávamos de um ciclo completo de desenvolvimento para isso, então o momento é perfeito.”
No último boletim mensal, o desenvolvedor relata as melhorias do Bluetooth que provavelmente estarão presentes no lançamento do Linux Mint 21 devido à adoção do gerenciador Blueman GTK+ Bluetooth como um substituto para a ferramenta de configuração Blueberry Bluetooth que está sendo usada atualmente na série Linux Mint 20.
A maior diferença entre Blueman e Blueberry é que o primeiro usa o BlueZ como back-end Bluetooth, enquanto o último depende do back-end gnome-bluetooth.
Como tal, o Blueman parece oferecer melhor suporte a fones de ouvido de áudio Bluetooth e se conectar a uma gama mais ampla de dispositivos Bluetooth do que o Blueberry.
Clement Lefebvre disse que:
“No lado do desenvolvimento, a versão mais recente do gnome-bluetooth introduziu mudanças que quebraram a compatibilidade com o Blueberry e seu principal desenvolvedor não está interessado em ver seu trabalho usado fora do GNOME. Blueman, por outro lado, deu as boas-vindas à migração do Mint e está aberto a mudanças. Atualmente estamos testando o Blueman e trabalhando em sua integração no Linux Mint.”
Clement Lefebvre também publicou o roteiro do Linux Mint 21 para os interessados em seguir o ciclo de desenvolvimento de seis meses.
Não há data de lançamento definida para o Linux Mint 21, mas se a história servir como guia, deve ver a luz do dia em algum momento no início de julho de 2022.