E foi lançado o Linux Mint 21 beta com base no Ubuntu 22.04 LTS. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, a versão beta da próxima série de sistemas operacionais Linux Mint 21 já está disponível para testes públicos antes do lançamento final no final deste verão.
Novidades do Linux Mint 21 Beta
O desenvolvimento do Linux Mint 21 “Vanessa” começou há alguns meses, e a próxima distribuição será baseada nos repositórios e pacotes básicos da mais recente série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) da Canonical, que será suportada pelos próximos cinco anos, assim como o Linux Mint 21.
O Linux Mint 21 será fornecido não apenas com componentes principais mais recentes (por exemplo, kernel Linux, pilha de gráficos Mesa, GCC, GNU C Library) do Ubuntu 22.04 LTS, mas também com uma versão mais recente do ambiente de desktop Cinnamon desenvolvido internamente, ou seja, Cinnamon 5.4 , que traz vários novos recursos e melhorias.
As melhorias do Bluetooth também estarão presentes no próximo lançamento do Linux Mint 21, pois a equipe de desenvolvimento adotou o gerenciador Bluetooth GTK+ Blueman 2.3 como um substituto para a ferramenta de configuração Blueberry Bluetooth que está sendo usada atualmente na série Linux Mint 20.
Outros destaques do Linux Mint 21 incluem criptografia de diretório inicial no instalador, suporte para imagens WebP no visualizador de imagens desenvolvido internamente pelo Xviewer, bem como em miniaturas para que você possa ver uma prévia dessas imagens no gerenciador de arquivos.
No mês passado, o Linux Mint anunciou que assumiu o desenvolvimento do utilitário de backup Timeshift, e o próximo grande lançamento da distribuição será lançado com uma versão atualizada capaz de calcular o espaço necessário para o próximo snapshot quando usado no modo rsync para que você não vai acabar com zero espaço em disco.
Outras mudanças dignas de nota no Linux Mint 21 incluem os-prober por padrão para garantir a detecção de inicialização dupla pronta para quem deseja instalar a distribuição baseada no Ubuntu ao lado do Windows ou outra distribuição GNU/Linux e a remoção do systemd-oom devido a alguns problemas de desempenho.
Baixe e experimente o Linux Mint 21 Beta
A imagem ISO do Linux Mint 21 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então NÃO instale e use-a como seu driver diário ou em um ambiente de produção, pois pode conter recursos inacabados ou bugs que serão corrigidos na versão final.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux