E foi lançado o Linux Mint 21.3 EDGE ISO com o Kernel 6.5. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Para completar, cada nova versão do Linux Mint vem com um sabor ISO “EDGE” para aqueles que precisam de suporte extra de hardware.
Agora, a equipe do Linux Mint anunciou o lançamento e disponibilidade geral para download do sabor ISO “EDGE” da versão mais recente do Linux Mint 21.3 “Virginia”, para aqueles que precisam de suporte para hardware mais recente.
Novidades do Linux Mint 21.3 EDGE ISO
Linux Mint 21.3 “Virginia” foi lançado no início deste mês, em 10 de janeiro, com base na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e alimentado pelo kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo, que também é usado como kernel padrão no versão upstream inicial.
A variante “EDGE” do Linux Mint 21.3 vem com um kernel mais recente, ou seja, o kernel Linux 6.5, que será incluído no próximo lançamento pontual do Ubuntu 22.04.4 LTS por padrão, previsto para 22 de fevereiro de 2024.
“Esta imagem é feita para pessoas cujo hardware é muito novo para inicializar o kernel 5.15 LTS incluído no Linux Mint 21.x. Em vez disso, ele vem com o kernel 6.5.”
Este kernel traz novos e atualizados drivers para ativar o suporte para hardware mais recente.
Portanto, a imagem ISO “EDGE” promete suportar máquinas mais novas e é voltada para aqueles que desejam instalar a versão mais recente do Linux Mint em PCs onde a imagem ISO normal não reconhece seu hardware.
Como dito antes, cada nova versão do Linux Mint vem com um sabor ISO “EDGE” para aqueles que precisam de suporte extra de hardware e o Linux Mint 21.3 não é exceção.
No entanto, o Linux Mint 21.3 EDGE deveria ser fornecido com o kernel Linux 6.2 do Ubuntu 22.04.3 LTS, mas a equipe do Linux Mint identificou alguns problemas de compatibilidade com GPUs AMD recentes, chipsets sem fio e controladores SSD usados em alguns laptops Acer, então eles esbarraram o kernel para Linux 6.5.
Infelizmente, a pilha gráfica Mesa permanece inalterada nesta nova imagem EDGE ISO, que vem com a pilha gráfica Mesa 23.0.4 da versão Ubuntu 22.04.3 LTS, na qual a versão Linux Mint 21.3 “Virginia” é baseada, e que é também incluído nas imagens ISO padrão do Linux Mint 21.3.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Linux Mint 21.3 EDGE ISO
A imagem ISO do Linux Mint 21.3 EDGE ISO já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então NÃO instale e use-a como seu driver diário ou em um ambiente de produção, pois pode conter recursos inacabados ou bugs que serão corrigidos na versão final.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux