E projeto Linux Mint publicou as imagens ISO finais do Linux Mint 21.2 Victoria. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência clássica de desktop com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia pronto para uso opcional.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacotes baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, o altamente antecipado lançamento do Linux Mint 21.2 Victoria começou a aparecer em vários espelhos de download oficiais da distribuição baseada no Ubuntu, o que significa que um anúncio oficial de lançamento está chegando.
Novidades do Linux Mint 21.2 Victoria
O Linux Mint 21.2 estava em teste beta público desde 21 de junho de 2023, o que deu aos desenvolvedores tempo suficiente para corrigir os problemas restantes e oferecer aos usuários uma versão estável e sólida.
Assim como as versões anteriores, o Victoria está disponível nos ambientes de desktop Cinnamon, Xfce e MATE.
Esta é a segunda parcela da série Linux Mint 21, o que significa que é baseada na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo da Canonical e é alimentada pela série de kernel Linux 5.15 LTS, que também será suportada para alguns anos.
Embora as edições Xfce e MATE incluam os mesmos ambientes de desktop Xfce 4.18 e MATE 1.26 que estavam presentes na versão anterior, a edição principal do Linux Mint com o ambiente de desktop Cinnamon foi atualizada para a versão mais recente do Cinnamon 5.8, que traz vários novos recursos e melhorias. .
Para todas as edições, a versão Victoria também traz uma configuração global de Dark Mode para suportar aplicativos GTK4/libadwaita, suporte XDG Desktop Portal para fornecer aos usuários melhor compatibilidade com aplicativos Flatpak, bem como suporte para sessões Wayland e vários layouts de teclado na tela de login.
Além disso, esta versão atualiza a aparência da distribuição adicionando novos ícones de pasta com diferentes variantes de cores, melhora a consistência das dicas de ferramentas para que tenham a mesma aparência em diferentes aplicativos e áreas de trabalho, realinha os botões da barra de título e adiciona ícones simbólicos que se adaptam aos seus antecedentes.
Outras alterações incluem suporte completo para imagens HEIF e AVIF, um aplicativo visualizador de documentos Xreader atualizado para oferecer suporte adequado a documentos do Adobe Illustrator, um aplicativo visualizador de imagens Pix atualizado com uma rebase no visualizador de imagens gThumb 3.12.2 e um aplicativo Gerenciador de software atualizado com um atualização atualizada da interface do usuário, melhores algoritmos de pontuação/classificação e uma lista de pacotes ajustada.
Além disso, o aplicativo Warpinator recebeu suporte para as tecnologias Landlock e Bubblewrap para implementar o isolamento de pastas, bem como os patches de segurança mais recentes.
Para completar, o suporte de descarregamento da GPU NVIDIA foi atualizado para ser manipulado pela biblioteca libxapp e delegado ao switcheroo, que é usado pelo Cinnamon e Mint Menu.
Como é baseado no Ubuntu 22.04 LTS, o Linux Mint 21.2 também é uma versão de suporte de longo prazo que será suportada até 2027 com patches de segurança e atualizações de software. A próxima versão, Linux Mint 21.3, usará a mesma base de pacotes do Linux Mint 21.2.
Baixe e experimente o Linux Mint 21.2 Victoria
O Linux Mint 21.2 Victoria está disponível para download agora usando os links de download direto abaixo como edições Cinnamon, Xfce e MATE para sistemas de 64 bits.
Linux Mint 21.2 Cinnamon
Linux Mint 21.2 Xfce
Linux Mint 21.2 MATE
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux