E foi lançado o Linux Mint 21.2 EDGE com o Kernel 6.2, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, a equipe do Linux Mint anunciou o lançamento e disponibilidade geral para download do sabor ISO EDGE da versão mais recente do Linux Mint 21.2 “Victoria”.
Novidades do Linux Mint 21.2 EDGE
O Linux Mint 21.2 EDGE é voltado para aqueles que precisam de suporte para hardware mais recente. Esta variante do Linux Mint 21.2 está disponível apenas com o ambiente de desktop Cinnamon e é baseado no Ubuntu 22.04.3 LTS.
“Esta imagem é feita para pessoas cujo hardware é muito novo para inicializar o kernel 5.15 LTS incluído no Linux Mint 21.x.”
Linux Mint 21.2 “Victoria” chegou em meados de julho de 2023 com base na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e alimentado pelo kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo, que também é usado como o kernel padrão no upstream inicial liberar.
A variante “EDGE” do Linux Mint 21.2 vem com um kernel mais recente, ou seja, o kernel Linux 6.2, que está incluído na versão upstream do Ubuntu 22.04.3 LTS por padrão.
Esta imagem ISO “EDGE” promete suportar hardware mais recente e é direcionada para aqueles que desejam instalar o Linux Mint 21.2 em PCs onde a imagem ISO normal não reconhece seu hardware.
Além do kernel Linux 6.2, a versão ISO do Linux Mint 21.2 “EDGE” também vem com a pilha gráfica de código aberto Mesa 23.0.4, suporte para inicialização segura, bem como pacotes mais recentes dos repositórios upstream Ubuntu 22.04.3 LTS.
“Além de suas imagens ISO regulares, o Linux Mint às vezes fornece uma imagem ISO ‘de ponta’ para seu lançamento mais recente. Esta imagem vem com componentes mais recentes para poder suportar os mais modernos chipsets e dispositivos de hardware”, diz a página de documentação EDGE ISO.
Deve-se notar que esta versão está disponível apenas com o ambiente de desktop Cinnamon, que é a edição principal da distribuição Linux Mint. Infelizmente, a equipe do Linux Mint não fornece variantes “EDGE” para as edições Xfce e MATE do Linux Mint.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Linux Mint 21.2 EDGE
A imagem ISO do Linux Mint 21.2 EDGE já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então NÃO instale e use-a como seu driver diário ou em um ambiente de produção, pois pode conter recursos inacabados ou bugs que serão corrigidos na versão final.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O Linux Mint 21.2 beta provavelmente será lançado no final deste mês (junho), com um lançamento estável oficial no início de julho (com base em lançamentos anteriores).
O que podemos esperar do Linux Mint 21.2?
O Linux Mint 21.2 continua baseado no Ubuntu 22.04 LTS, mas inclui novos recursos, melhorias de desempenho e muito mais. Várias mudanças visuais foram feitas, incluindo suporte para novos estilos Cinnamon e novos ícones de pasta, além de suporte para gestos do touchpad.
Provavelmente, a mudança mais emocionante no Linux Mint 21.2 estará disponível na edição Cinnamon, que está recebendo suporte para gestos em dispositivos touchscreen, como tablets ou laptops 2 em 1, bem como em laptops com touchpads.
Além disso, o Linux Mint 21.2 terá melhorias na apresentação de notificações. Basicamente são aquelas mensagens que aparecem com informações quando deixamos o cursor em cima, e o Linux Mint 21.2 vai melhorar essas dicas.