Prestes a ser lançado oficialmente, o Linux Mint 21.2 com Cinnamon 5.8 terá suporte para gestos, além de outras novidades importantes.
O Linux Mint 21.2 “Victoria” está quase pronto para o horário nobre e o desenvolvedor líder Clement Lefebvre confirmou recentemente que o ciclo de desenvolvimento foi encerrado no início da semana passada, o que significa que a versão beta deve chegar em breve.
O Linux Mint 21.2 é a segunda atualização da série Linux Mint 21, que é baseada na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), e foi inicialmente prevista para ser lançada em junho de 2023.
Esta versão virá com os ambientes de desktop Cinnamon, Xfce e MATE usuais, que foram atualizados para Cinnamon 5.8 para a edição principal, bem como Xfce 4.18 e MATE 1.26.
Provavelmente, a mudança mais emocionante no Linux Mint 21.2 estará disponível na edição Cinnamon, que está recebendo suporte para gestos em dispositivos touchscreen, como tablets ou laptops 2 em 1, bem como em laptops com touchpads.
Linux Mint 21.2 com Cinnamon 5.8 terá suporte para gestos
Sim. O Linux Mint 21.2 com Cinnamon 5.8 terá suporte para gestos. O ambiente de desktop Cinnamon 5.8 também está recebendo dicas de ferramentas redesenhadas e suporte a cores de destaque para notificações.
Os gestos podem ser usados para controles de mídia, ladrilhos, gerenciamento de espaço de trabalho e gerenciamento de janelas.
No boletim semanal do projeto, Clement Lefebvre disse que:
“O Cinnamon 5.8 está obtendo suporte a gestos para gerenciamento de janelas, gerenciamento de espaço de trabalho, ladrilhos e controles de mídia. Os gestos serão suportados em touchpads, telas sensíveis ao toque e tablets”
Além dos novos gestos no Linux Mint 21.2, o ambiente de desktop Cinnamon 5.8 também está recebendo dicas de ferramentas redesenhadas, bem como suporte a cores de destaque para notificações.
Para todos os desktops suportados, o Linux Mint 21.2 também virá com uma nova configuração de modo escuro global.
Outros recursos dignos de nota no Linux Mint 21.2 incluem melhorias na tela de login (Slick Greeter), como suporte para vários layouts de teclado, bem como melhor suporte para touchpad com detecção automática e ativação de toque para clicar e suporte para sessões Wayland.
O suporte completo para imagens HEIF e AVIF também estará disponível no próximo lançamento do Linux Mint por padrão, que também apresentará um aplicativo visualizador de imagens Pix renovado, suporte adequado para documentos Adobe Illustrator no aplicativo visualizador de documentos Xreader e melhor suporte para Flapak aplicativos.