E foi lançado o Linux Mint 21.2 beta com o ambiente Cinnamon 5.8. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, a versão beta da próxima série de sistemas operacionais Linux Mint 21.2 já está disponível para testes públicos, antes do lançamento final no final.
Novidades do Linux Mint 21.2 Beta
Sim. A versão beta da próxima distribuição Linux Mint 21.2 Victoria foi carregada recentemente para o servidor principal e espelhos oficiais para usuários aventureiros que desejam ter uma ideia do que há de novo no próximo lançamento.
Apelidado de ‘Victoria’, o Linux Mint 21.2 é a terceira parcela da série Linux Mint 21, que é baseada na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo da Canonical e alimentada pelo kernel Linux 5.15 LTS.
O Linux Mint 21.2 Beta está disponível em três edições com os ambientes de desktop Cinnamon 5.8, Xfce 4.18 e MATE 1.26 pré-instalados. Como esperado, a edição Cinnamon continua sendo o carro-chefe e traz as mudanças e novidades mais interessantes.
Entre eles, há suporte para touchpad e gestos da tela sensível ao toque, uma configuração global de modo escuro para oferecer suporte a aplicativos GTK4/libadwaita, suporte XDG Desktop Portal para fornecer aos usuários melhor compatibilidade com aplicativos Flatpak, suporte para cores de destaque, um gerenciador de arquivos Nemo mais rápido com nova pasta ícones, bem como dicas de ferramentas e notificações renovadas.
O Linux Mint 21.2 também procura trazer um gerenciador de login muito aprimorado com melhor navegação de teclado, suporte para sessões Wayland, suporte para emblemas LXQt/Pademelon, um layout configurável para o teclado na tela integrado, uma lista de sessão rolável, suporte para vários teclados layouts e melhor suporte para touchpad com detecção automática e ativação de toque para clicar.
O suporte completo para imagens HEIF e AVIF também estará disponível no próximo lançamento do Linux Mint, que também atualizará o aplicativo visualizador de documentos Xreader interno para suportar adequadamente os documentos do Adobe Illustrator e o aplicativo visualizador de imagens Pix com um rebase no gThumb 3.12.2 visualizador de imagens.
Também atualizado no Linux Mint 21.2 está o aplicativo Gerenciador de Software, que recebeu uma atualização da interface do usuário, melhores algoritmos de pontuação/classificação e uma lista de pacotes ajustada.
Além disso, o aplicativo Warpinator recebeu suporte para as tecnologias Landlock e Bubblewrap para implementar o isolamento de pastas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Espera-se que o lançamento final chegue às ruas no final deste mês ou no início de julho de 2023.
Baixe e experimente o Linux Mint 21.2 Beta
A imagem ISO do Linux Mint 21.2 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então NÃO instale e use-a como seu driver diário ou em um ambiente de produção, pois pode conter recursos inacabados ou bugs que serão corrigidos na versão final.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O Linux Mint 21.2 beta provavelmente será lançado no final deste mês (junho), com um lançamento estável oficial no início de julho (com base em lançamentos anteriores).
O que podemos esperar do Linux Mint 21.2?
O Linux Mint 21.2 continua baseado no Ubuntu 22.04 LTS, mas inclui novos recursos, melhorias de desempenho e muito mais. Várias mudanças visuais foram feitas, incluindo suporte para novos estilos Cinnamon e novos ícones de pasta, além de suporte para gestos do touchpad.
Provavelmente, a mudança mais emocionante no Linux Mint 21.2 estará disponível na edição Cinnamon, que está recebendo suporte para gestos em dispositivos touchscreen, como tablets ou laptops 2 em 1, bem como em laptops com touchpads.
Além disso, o Linux Mint 21.2 terá melhorias na apresentação de notificações. Basicamente são aquelas mensagens que aparecem com informações quando deixamos o cursor em cima, e o Linux Mint 21.2 vai melhorar essas dicas.