E foi lançado o Linux Mint 21.1 beta com o ambiente Cinnamon 5.6. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, a versão beta da próxima série de sistemas operacionais Linux Mint 21.1 já está disponível para testes públicos antes do lançamento final no final deste verão.
Novidades do Linux Mint 21.1 Beta
A versão beta do próximo lançamento da distribuição Linux Mint 21.1 “Vera” está aqui e vem com o mais recente ambiente de desktop Cinnamon 5.6, então fiz um teste rápido para ver o que há de novo.
O Linux Mint 21.1 “Vera” é o segundo lançamento da série Linux Mint 21, que é derivado do sistema operacional upstream Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e alimentado pelo kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo. Esta série receberá atualizações de segurança até 2027.
O Linux Mint 21.1 está programado para ser lançado neste Natal, mas não temos uma data oficial definida, então será lançado quando estiver pronto.
Por enquanto, tudo o que temos é a versão beta, que começou a aparecer hoje cedo através de vários espelhos do Linux Mint ao redor do mundo.
Um anúncio oficial para o lançamento beta será feito pela equipe do Linux Mint quando todos os mirrors estiverem sincronizados com o servidor de download principal.
A maior mudança no lançamento do Linux Mint 21.1 “Vera” é, obviamente, o mais recente e melhor ambiente de desktop Cinnamon 5.6, que vem com vários novos recursos, como um novo miniaplicativo Corner Bar para aqueles que desejam aumentar sua produtividade, um nova configuração para definir a duração das notificações que aparecem na tela, a capacidade de bloquear desklets no lugar, navegação de teclado nova e aprimorada e muito mais.
Portanto, a primeira coisa que você verá ao atualizar suas instalações do Linux Mint 21 para o Linux Mint 21.1 é a aparência da barra de tarefas ou do painel inferior, que agora inclui o novo miniaplicativo Corner Bar na extrema direita e o Show Desktop O applet foi substituído por um separador, já que a Corner Bar herdou sua funcionalidade.
Outras mudanças importantes que você notará à primeira vista são o fato de que os ícones “Home” (Psta Pessoal) e “Trash” (Lixeira) foram removidos da área de trabalho (assim como os ícones de computador e rede) e um novo tema de ícone padrão para pastas no Nemo gerenciador de arquivos.
O Linux Mint 21.1 “Vera” também vem com novos recursos para as ferramentas internas do Gerenciador de Driver e Fontes de Software, como manuseio mais fácil de chaves PPA em Fontes de Software e a capacidade de executar o Gerenciador de Driver no modo de usuário para que não pergunte você para obter sua senha quando for iniciado, bem como a capacidade de limpar a configuração de drivers removidos.
Além disso, o Driver Manager recebeu uma interface de usuário aprimorada com suporte offline redesenhado, uma nova tela quando um stick USB ao vivo é detectado e instalação mais fácil de drivers sem fio Broadcom.
Outra novidade no Linux Mint 21.1 “Vera” é uma nova ferramenta de verificação ISO, que é implementada no menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse nas imagens ISO, facilitando a verificação da integridade e autenticidade dos arquivos ISO.
Isso é tudo, todo o resto parece exatamente igual aos lançamentos anteriores do Linux Mint. Claro, você encontrará algumas novas configurações e outras melhorias ocultas, bem como pequenos toques aqui e ali que devem tornar sua experiência de desktop Cinnamon mais agradável e produtiva.
Sob o capô, o Linux Mint 21.1 não será muito diferente de seu antecessor, o Linux Mint 21, e isso porque é baseado no Ubuntu 22.04 LTS, portanto não há grandes atualizações de pacotes ou algo assim.
Tudo o que você obterá são as atualizações de software e segurança mais recentes para uma experiência Linux Mint segura e estável.
Como mencionado anteriormente, a equipe do Linux Mint planeja lançar o Linux Mint 21.1 “Vera” perto das férias de Natal.
Até então, você pode fazer um test drive com a versão beta do Linux Mint 21.1 se quiser verificar os novos recursos e melhorias por conta própria, mas não o use para nenhum trabalho de produção, pois os bugs estão sempre presentes em uma versão de pré-lançamento. .
Baixe e experimente o Linux Mint 21.1 Beta
A imagem ISO do Linux Mint 21.1 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então NÃO instale e use-a como seu driver diário ou em um ambiente de produção, pois pode conter recursos inacabados ou bugs que serão corrigidos na versão final.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux