E foi lançado o Linux Mint 20.3 Beta com Cinnamon 5.2 e Xfce 4.16, MATE 1.26, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, a versão beta do próximo sistema operacional Linux Mint 20.3 Una já está disponível para download para quem quiser experimentá-lo e enviar feedback aos desenvolvedores do sistema.
Novidades do Linux Mint 20.3 Beta
O desenvolvimento do Linux Mint 20.3 foi lançado no início de outubro de 2021 e está programado para lançamento próximo ao feriado de Natal.
A equipe do Linux Mint já compartilhou alguns dos novos recursos que vêm com esta atualização na série Linux Mint 20, que é baseada na série de sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) e com suporte por 5 anos.
Com base no lançamento do Ubuntu 20.04.3 LTS, o Linux Mint 20.3 beta adere ao kernel Linux 5.4 LTS para minimizar quaisquer falhas que possam ocorrer durante as atualizações do Linux Mint 20.2 Uma ou uma versão anterior.
Um dos principais destaques do próximo lançamento do Linux Mint é o ambiente de desktop Cinnamon 5.2 mais recente para a edição principal do Cinnamon. Isso traz algumas mudanças e melhorias interessantes para os usuários da área de trabalho do Cinnamon,.
Outra mudança interessante neste lançamento é um aplicativo totalmente novo chamado Thingy (Biblioteca), que é um XApp que pode ser usado como um local único para acessar rapidamente documentos recentes e favoritos.
A boa notícia é que o aplicativo não é exclusivo do Linux Mint e pode ser instalado em qualquer outra distribuição Linux.
Para todas as edições com suporte (Cinnamon, Xfce e MATE), o Linux Mint 20.3 promete algumas mudanças visuais interessantes, nomeadamente suporte ao modo escuro para os aplicativos Celluloid, Terminal GNOME, Hypnotix, Pix e XViewer (os dois últimos não suportam o modo escuro na edição Xfce) mesmo quando estiver usando um tema leve.
O tema padrão do Linux Mint, Mint-Y, também recebeu várias melhorias, incluindo barras de título mais arredondadas com botões maiores, bem como a substituição de cores de destaque por tons de cinza.
Devido a essas mudanças visuais, o tema Mint-Y-Darker agora estará disponível no repo instalando o pacote mint-themes-legacy.
A edição Xfce vem com o ambiente de desktop Xfce 4.16, enquanto a edição MATE apresenta o ambiente de desktop MATE 1.26.
Baixe e experimente o Linux Mint 20.3 Beta
A imagem ISO do Linux Mint 20.3 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então NÃO instale e use-a como seu driver diário ou em um ambiente de produção, pois pode conter recursos inacabados ou bugs que serão corrigidos na versão final.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux