E foi lançado o Linux Mint 20.2 com Cinnamon 5.0 e Xfce 4.16, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, o projeto Linux Mint lançou a versão final da distribuição Linux Mint 20.2 “Uma”, um grande lançamento que traz melhorias, novos recursos e componentes atualizados.
Novidades do Linux Mint 20.2
Baseado no Ubuntu 20.04.2 LTS (Focal Fossa) e alimentado pela série de kernel Linux 5.4 LTS com suporte de longo prazo, o Linux Mint 20.2 “Uma” vem com o ambiente de desktop Cinnamon 5.0 mais recente na edição principal, bem como o Xfce 4.16 e ambientes de desktop MATE 1.24 nas edições Xfce e MATE.
Sim. O Linux Mint 20.2 com as opções de desktop Cinnamon, MATE e Xfce. O carro-chefe do Linux Mint 20.2 edição com sua área de trabalho Cinnamon agora é a versão 5.0.
O Cinnamon 5.0 tem um novo recurso de pesquisa para seu gerenciador de arquivos Nemo, correções de vazamento de memória, melhor manuseio de atualizações em torno de Spices e uma grande variedade de outras atualizações, principalmente pequenas.
Um novo aplicativo foi incluído nas edições Cinnamon e MATE, chamado Bulky (também conhecido como File Renamer), que pode ser usado para renomear arquivos em massa.
Além disso, esta versão apresenta Sticky Notes como um substituto para o GNote para lidar com suas notas.
Linux Mint 20.2 também apresenta atualizações para seus programas XApps, Warpinator continua a ser melhorado (incluindo um novo aplicativo Android) para este utilitário de transferência de arquivos Linux Mint em redes locais.
Outras mudanças dignas de nota incluem melhor suporte para impressoras e scanners HP, suporte para imagens .svgz no visualizador de imagens padrão, suporte para navegação anônima/privada no gerenciador WebApp, novas opções de realce no editor de texto padrão e arte atualizada.
Por último, o lançamento do Linux Mint 20.2 traz o novo recurso de notificação explicado pela equipe do Linux Mint alguns meses atrás, que está aqui apenas para ajudá-lo a manter suas instalações do Linux Mint atualizadas o tempo todo.
Segundo os desenvolvedores do Linux Mint:
“No Linux Mint 20.2, o Gerenciador de Atualizações agora é capaz de lembrar por quanto tempo cada atualização está disponível, por quantos dias o computador esteve LIGADO durante esse tempo e avaliar se uma notificação seria bem-vinda ou não para lembrá-lo das atualizações disponíveis.”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Linux Mint 20.2
A imagem ISO do Linux Mint 20.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então NÃO instale e use-a como seu driver diário ou em um ambiente de produção, pois pode conter recursos inacabados ou bugs que serão corrigidos na versão final.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux