Bem antes do lançamento oficial, o Linux Mint 20.1 Ulyssa já está disponível para download. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web. Além disso, o Linux Mint é compatível com os repositórios de software Ubuntu.
Agora, bem antes do lançamento oficial, o Linux Mint 20.1 Ulyssa está agora disponível para download nas edições Cinnamon, MATE e Xfce dos servidores de download oficiais.
Novidades do Linux Mint 20.1 Ulyssa
O Linux Mint 20.1 é baseado no lançamento pontual do Ubuntu 20.04.1 LTS na série Focal Fossa e vem com a série de kernel Linux 5.4 com suporte de longo prazo.
Ou seja, ele vem como uma atualização do lançamento do Linux Mint 20 Ulyana, que é baseado no Ubuntu 20.04 LTS e com suporte até 2025.
Como esperado, o Linux Mint 20.1 inclui vários refinamentos, pacotes atualizados, bem como alguns novos recursos para tornar sua experiência com o Linux Mint mais agradável.
Uma das principais mudanças neste lançamento é um novo aplicativo chamado Web Apps, que permite transformar qualquer site em um aplicativo de desktop.
Todos os aplicativos da Web são executados em sua própria janela e têm seus próprios ícones, aparecem no menu de aplicativos, no painel e no seletor Alt-Tab, podem ser fixados no painel e você pode criar quantos aplicativos da Web desejar ou precisar.
Também há outro novo aplicativo foi introduzido no Linux Mint 20.1, ou seja, Hypnotix, um reprodutor de IPTV para listas de reprodução M3U.
Ele está incluído em todas as três edições, oferece suporte à TV ao vivo, oferece suporte a filmes e programas de TV e vem com um provedor de IPTV gratuito chamado Free-IPTV, que oferece canais de TV ao vivo gratuitos e disponíveis publicamente.
Entre as melhorias que surgiram no Linux Mint 20.1, há um suporte melhor para impressoras e scanners HP graças aos drivers HPLIP mais recentes, reprodução de vídeo acelerada por hardware por padrão no reprodutor de mídia Celluloid, PackageKit como gerenciador de driver padrão e navegador da web Chromium como um pacote nativo.
Alguns dos aplicativos Linux Mint desenvolvidos internamente também foram atualizados nesta versão para parecer e funcionar melhor do que nunca.
Por exemplo, o editor de texto Xed agora pode fechar automaticamente os colchetes ao editar o código-fonte, o editor de imagem Pix agora pode filtrar imagens por classificação e o visualizador de documentos Xviewer agora apresenta comportamentos configuráveis das rodas do mouse primário e secundário.
Também vale a pena mencionar o fato de que agora você pode configurar o formato do relógio na tela de login.
Além disso, o Linux Mint 20.1 apresenta um layout de sistema de arquivos unificado agora é fornecido por padrão, mesclando os diretórios /bin, /sbin, /lib, and /lib64 e diretórios com /usr/bin, /usr/sbin, /usr/lib, e /usr/lib64.
Além de tudo isso, a edição principal do Cinnamon apresenta o melhor e mais recente ambiente de desktop Cinnamon 4.8, que traz muitos novos recursos e várias melhorias, e uma opção “Adicionar aos favoritos” em todos os aplicativos Linux Mint e aplicativos GTK3 que o torna mais fácil para marcar e acessar seus arquivos favoritos.
A edição MATE vem com o ambiente de desktop MATE 1.24 mais recente e a edição Xfce com o ambiente de desktop Xfce 4.14, já que o recém-lançado Xfce 4.16 não o fez.
Baixe e experimente o Linux Mint 20.1 Ulyssa
A imagem ISO do Linux Mint 20.1 Ulyssa já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Mas se você já está usando o Linux Mint 20 e tem todas as atualizações instaladas em seu sistema, não há necessidade de baixar as novas imagens ISO.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux