Clement Lefebvre informou que o Linux Mint 19.1 terá um layout de desktop moderno. Confira esse e outros detalhes da futura versão desse sistema.
- Interface gráfica para o ffmpeg? Conheça e instale traGtor
- Como instalar o Player Quod Libet no Linux
- Como instalar o servidor de áudio PipeWire no Linux
O Linux Lite é uma distribuição Linux amigável ao iniciante baseada no lançamento de suporte de longo prazo (LTS) do Ubuntu e com o desktop Cinnamon ou Mate.
O objetivo do sistema é fornecer um conjunto completo de aplicativos para ajudar os usuários em suas necessidades diárias de computação, incluindo um conjunto completo de escritórios, players de mídia e outros softwares essenciais diários.
Recentemente, Clement Lefebvre publicou sua newsletter mensal para informar quais novos recursos e melhorias estão sendo trabalhados para a próxima versão do seu sistema operacional, o Linux Mint 19.1.
Linux Mint 19.1 terá um layout de desktop moderno
Anunciado no mês passado como a primeira atualização da série Linux Mint 19, o Linux Mint 19.1 foi apelidado de “Tessa” e trará todos os benefícios do lançamento do Ubuntu 18.04.1 LTS (Bionic Beaver) no topo de um novíssimo ambiente Cinnamon 4.0 que ainda está para ser lançado.
O layout atual da área de trabalho padrão no Cinnamon não mudou muito em anos. Há um painel fino na parte inferior da área de trabalho que contém um menu (à esquerda), uma lista tradicional de janelas no estilo Windows XP no centro e uma bandeja do sistema no canto.
É uma configuração que funciona claramente, dada a popularidade relativa do Linux Mint e do desktop Cinnamon no ecossistema de distribuição Linux.
Mas a equipe do Mint acha que é hora de mudar.
O desenvolvedor da distro descobriu que muitos de seus usuários optavam por substituir o applet de lista de janelas padrão por um applet de lista de janelas de terceiros.
Por quê? Para obter recursos modernos como agrupamento de janelas e visualizações de janelas na área de trabalho Canela.
Atualmente, o painel Mint adiciona uma entrada de lista de tarefas separada para cada janela de aplicativo aberta, independentemente de quantos são.
Mas isso está mudando.
O Linux Mint reconhece que a maneira antiga de trabalhar não é mais a “norma” para os usuários de outros desktops, incluindo Windows, macOS e Ubuntu, muitos dos quais mudam para o Linux Mint e esperam algo semelhante.
Então a distro está lançando um novo layout de painel de desktop “moderno” com o Cinnamon 4.0 com as seguintes alterações:
- Painel maior com ícones 40px;
- Janelas são agrupadas por aplicativo;
- Bandeja do sistema usa ícones menores de 24px;
- Mint devs bifurcou o popular applet “Icing Task Manager” e jogou seus principais recursos diretamente no próprio Cinnamon.
As opções de configuração para o novo painel estarão disponíveis no painel de configurações “Painel”, incluindo opções para definir o tamanho de ícone individual para cada “zona” do painel e ajustar a altura geral do painel.
Aliás, a adição do novo layout do painel não afeta a capacidade de adicionar ou mover painéis ao redor do desktop Cinnamon.
Com tudo isso, o ambiente de desktop Cinnamon 4.0 no Linux O Mint 19.1 parecerá uma interface de desktop moderna, graças a um novo layout de painel com um design maior e mais escuro.
Mas o bom e velho Cinnamon não vai embora, já que os desenvolvedores prometem que estará a um clique de distância se você não gostar do novo visual.
Se alguém não gostar do novo visual, e como a computação pessoal pode ser subjetiva, muitos não o farão – o Linux Mint 19.1 permitirá que os usuários cliquem em um botão para fazer o Cinnamon parecer como antes – uma decisão reconfortante.
Sobre isso, disse Clement Lefebvre no boletim mensal disse o seguinte:
“Se você gosta do novo visual ou prefere o antigo, queremos que todos se sintam em casa em seu sistema operacional, para que você tenha a opção de adotar a mudança ou clicar em um botão para fazer o Cinnamon parecer como antes.”
Além disso, o Cinnamon 4.0 trará ícones com aparência crocante, um applet de lista de janelas que suporta agrupamento de aplicativos e visualizações de janelas, e o tema Mint-Y-Dark por padrão para uma aparência mais moderna.
Depois de instalar o Linux Mint 19.1, os usuários poderão escolher entre os tradicionais e modernos layouts de desktop.
Além do ambiente de desktop Cinnamon 4.0, que será a principal atração do lançamento do Linux Mint 19.1 “Tessa”, a equipe de desenvolvimento planeja adicionar mais melhorias ao tema Mint-Y para aumentar seu contraste, fazendo com que os rótulos nas janelas pareçam mais nítidos , mais escuro e destacam-se contra os seus fundos.
Entre outras mudanças que vêm para o lançamento do Linux Mint 19.1, podemos mencionar o suporte a ícones simbólicos em Redshift, NetworkManager-Applet, Applet de Controle de Volume MATE e o teclado na tela Onboard.
A biblioteca XApp recebeu um seletor de ícones para tornar mais fácil para os XApps permitir que os usuários selecionassem ícones e caminhos com temas.
Suporte a kernels mainline
Mas provavelmente a mudança mais importante no Linux Mint neste inverno é o suporte para a instalação de kernels da linha principal do Update Manager, caso você precise de um driver para o seu hardware que esteja disponível apenas em certas versões do kernel do Linux.
Finalmente, esteja ciente que o Linux Mint 19.1 “Tessa” será lançado neste Natal como as edições Cinnamon, Xfce e MATE.
O que está sendo falado no blog
- GhostBSD 18.10 lançado – Confira as novidades e baixe
- Ubuntu 19.04 Daily Build já está disponível para download
- A Red Hat não vai desaparecer após ter sido comprada pela IBM
- Linux Mint 19.1 terá um layout de desktop moderno
- Mark Shuttleworth acha que a venda da Red Hat para a IBM é uma boa notícia
- GNOME 3.30.2 lançado com várias correções de erros e melhorias