Jerry Bezencon anunciou o lançamento do Linux Lite 7 com base no Ubuntu 24.04 LTS e Xfce 4.18. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O Linux Lite é uma distribuição Linux amigável para iniciantes, baseada no lançamento de suporte a longo prazo (LTS) do Ubuntu e com o desktop Xfce, voltado principalmente para aqueles que desejam mudar do Windows ou macOS para o Linux.
Sim. Esse sistema tem como alvo principal os usuários do Windows. O objetivo é fornecer um conjunto completo de aplicativos para ajudar os usuários com suas necessidades diárias de computação, incluindo um pacote completo de escritório, players de mídia e outros softwares diários essenciais.
Agora, o criador e mantenedor do Linux Lite, Jerry Bezencon, anunciou a disponibilidade para teste público do próximo lançamento do Linux Lite, o Linux Lite 6.4.
Novidades do Linux Lite 6.4
Linux Lite 7.0 (codinome Galena) é baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) e apresenta o mais recente ambiente de desktop Xfce 4.18. Sendo baseado no Ubuntu 24.04 LTS, o Linux Lite 7.0 é alimentado pela série de kernel Linux 6.8.
Esta versão também vem com vários componentes atualizados, incluindo Google Chrome 125.0 como navegador padrão, VLC 3.0.20 como reprodutor de mídia padrão, LibreOffice 7.6.7 como pacote de escritório padrão, Mozilla Thunderbird 115.11.0 (como um Snap) como o cliente de e-mail e calendário padrão e GIMP 2.10.36 como editor/visualizador de imagens padrão.
O Linux Lite 7.0 também vem com um instalador atualizado que apresenta slides novos e mais informativos para tornar a experiência de instalação mais agradável, especialmente para iniciantes, um aplicativo Lite Welcome atualizado (você pode vê-lo na imagem em destaque), além de muitos outros ajustes e mudanças.
Sobre essa versão, Jerry Bezencon, o desenvolvedor-chefe do sistema, disse que:
“O tema desta Série é maturidade. Oferecemos o Linux Lite há 12 anos e, nesse período, integramos muitos recursos sugeridos pela comunidade, além de construir uma base sólida e segura.”
A arte permanece inalterada em relação à série Linux Lite 6, já que o Linux Lite 7 ainda usa o tema da janela Materia com o tema do ícone Papirus e a fonte Roboto Regular.
Esta versão também oferece suporte para inicialização segura para aqueles que desejam instalar o Linux Lite junto com o Windows.
O suporte Flatpak não está incluído por padrão, mas você pode adicioná-lo facilmente executando o comando sudo apt install flatpak
.
Também é importante observar que o Linux Lite 7.0 suporta firmware UEFI, que está se tornando cada vez mais comum em computadores mais novos.
No entanto, devido a possíveis problemas de compatibilidade, os usuários são aconselhados a desabilitar o Secure Boot para uma experiência de instalação mais tranquila.
Você está usando o Windows e não tem certeza se o seu hardware usa UEFI ou o BIOS legado mais antigo? Basta digitar msinfono Windows Search e verificar o ‘Modo BIOS’ em Informações do sistema para identificar o seu tipo de firmware.
Infelizmente, não é possível atualizar as instalações existentes do Linux Lite 6.x, nem realizar uma atualização a partir da versão RC.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Linux Lite 6.4
Se você deseja usar o Linux Lite em seu computador pessoal, a imagem ISO do Linux Lite 6.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes do Linux Lite precisam apenas atualizar suas instalações seguindo as instruções do anúncio de lançamento.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux