Linux Lite 4.4 RC1 já está disponível para download

O líder e fundador do projeto Linux Lite, Jerry Bezencon, anunciou a primeira versão de desenvolvimento do seu sistema, o Linux Lite 4.4 RC1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


O Linux Lite é uma distribuição Linux amigável ao iniciante, baseada no lançamento de suporte a longo prazo (LTS) do Ubuntu e com o desktop Xfce.

Linux Lite 4.4 RC1 já está disponível para download
Linux Lite 4.4 RC1 já está disponível para download

O Linux Lite é voltado principalmente para usuários vindos do Windows. O objetivo é fornecer um conjunto completo de aplicativos para ajudar os usuários em suas necessidades diárias de computação, incluindo uma suíte de escritório completa, players de mídia e outros softwares essenciais.

Novidades do Linux Lite 4.4 RC1

Baseado no sistema operacional Ubuntu 18.04.2 LTS (Bionic Beaver), o Linux Lite 4.4 será lançado daqui a quase um mês e promete oferecer aos usuários uma mídia de instalação e live atualizada, que também traz várias pequenas alterações para obras de arte com um tema de ícones Papirus atualizado e para seleção de software com a adição do aplicativo ripador de CD Sound Juicer.

No entanto, a maior mudança deste novo ciclo de desenvolvimento para o Linux Lite é a mudança dos lançamentos Beta para os lançamentos RC (Release Candidate) para combinar muito melhor com a qualidade de construção das imagens de pré-lançamento.

O número da compilação RC será exibido no papel de parede padrão, na tela de login e na tela inicial de inicialização, que serão removidos na versão final.

Sobre essa mudança, Jerry Bezencon disse o seguinte:

“Nós mudamos o modelo de construção Beta para lançamentos de RC, pois eles reflitam com mais precisão a qualidade de construção de nossas imagens pré-finais. O RC libera o número Build é a data da construção ISO real, por exemplo, Build 24022019 – 24 de fevereiro de 2019. O número de informações e compilação do RC só aparecerá no papel de parede padrão para essa versão, tela de login e tela de inicialização ao vivo.”

Entre outras mudanças dignas de nota incluídas no lançamento do Linux Lite 4.4, podemos mencionar que todas as referências ao serviço do Google+ foram removidas, pois ele será encerrado no dia 2 de abril de 2019, e o bug no nível de volume duplo foi corrigido.

Sob o capô, a série Linux Lite 4.4 será alimentada pelo kernel Linux 4.15, que também é usado por padrão no sistema operacional Ubuntu 18.04.2 LTS.

É claro que os usuários poderão instalar qualquer outro kernel Linux que quiserem das versões 3.13 a 5.0 dos repositórios oficiais do Linux Lite.

O Linux Lite 4.4 Release Candidate já está disponível para download e vem com o navegador Mozilla Firefox 65.0 “Quantum”, o e-mail e cliente de notícias Mozilla Thunderbird 60.4.0, o pacote de escritório LibreOffice 6.0.7.3, o media player VLC 3.0.4 e o editor de imagens GIMP 2.10.8.

A versão final do Linux Lite 4.4 será lançada no dia 1 de abril de 2019, horário da Nova Zelândia.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Linux Lite 4.4 RC1 já está disponível para download

Linux Lite 4.4 RC1 já está disponível para download

Linux Lite 4.4 RC1 já está disponível para download

Baixe e experimente o Linux Lite 4.4 RC1

A imagem ISO do Linux Lite 4.4 RC1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.