Linus Torvalds anunciou o lançamento da série de kernel 5.2 com novos recursos e melhorias nos recursos existentes. Confira as novidades e veja como instalar.
Depois de sete RCs (Release Candidates), a série de kernel Linux 5.2 agora está disponível e vem com alguns recursos e aprimoramentos muito interessantes.
Em primeiro lugar, vale lembrar a todos que tentam pegar e instalar o kernel Linux 5.2 que este não é um ramo suportado a longo prazo, então é melhor você ficar com o seu kernel LTS atual (4.19).
Em um anúncio na lista de discussão, Linus Torvalds disse o seguinte:
“Eu estava um pouco predisposto a fazer um rc8, simplesmente por causa das minhas viagens e por estar totalmente fora da internet por alguns dias na semana passada. Então, apesar de um núcleo reverso tardio, não vejo nenhuma razão real para outra semana de rc, então temos uma v5.2 com o tempo normal de lançamento.”
Linux Kernel 5.2
Os destaques do kernel Linux 5.2 incluem Sound Open Firmware, um firmware de código aberto que fornece suporte a dispositivos de áudio DSP, uma nova API de montagem para sistemas de arquivos de montagem, novos drivers de GPU de código aberto para dispositivos ARM Mali, suporte a nomes não sensíveis a maiúsculas e minúsculas em o sistema de arquivos EXT4, bem como melhorias de desempenho para o planejador de E/S de BFQ.
Ele também adiciona um controlador de freezer para cgroups v2 para liberar recursos, implementa um novo alvo de mapeamento de dispositivo capaz de simular dispositivos com falhas de leitura ou setores com falha, adiciona o sinalizador CLONE_PIDFD para clonar (2) para buscar PIDs ao criar processos, que são utilizáveis pelo pidfd_send_signal (2), e trazem um melhor monitoramento de recursos que é utilizável no Android.
Em termos de segurança, o kernel Linux 5.2 vem com uma nova infra-estrutura de bug da CPU que protege dispositivos contra vulnerabilidades de hardware da Intel MDS (Microarchitectural Data Sampling), juntamente com uma nova opção de inicialização independente de arquitetura chamada “mitigations=” para facilitar a ativação ou desabilitar atenuações para falhas de CPU.
O kernel Linux 5.2 também inclui dúzias de drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware e inúmeras correções de bugs e segurança.
No entanto, este ainda é um kernel de linha principal, o que significa que ele não está pronto para implementações em massa, por isso recomendamos aguardar o lançamento do primeiro point release, o kernel Linux 5.2.1, antes de tentar atualizar seus kernels para o Linux 5.2.
Como instalar ou atualizar o Kernel 5.1
Para instalar a versão mais recente do Kernel nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança
O que está sendo falado no blog
- Falso ES File Explorer registrou mais de 10 mil downloads na Play Store
- Kernel 5.2 já chegou para os usuários do Linux Lite! Veja como atualizar!
- WPS Office 11.1.0.8722 lançado com leitura e visualização de PDF
- Ubuntu 18.10 chegará ao fim da vida no dia 18 de julho de 2019
- Kernel 5.2 lançado – Confira as novidades e veja como instalar