Linus Torvalds iniciou o desenvolvimento do kernel 4.20, ou seja, o kernelk 5.0 não veio ainda, pelo menos, não neste ano. Confira os detalhes e entenda.
- Como ativar o suporte a AMD Navi/Radeon RX 5700 no Ubuntu 20.04
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 21.04
- Kernel 4.19 chegou ao fim da vida útil
Linus Torvalds está de volta de um curto período de férias para repensar sua estratégia como líder do desenvolvimento do kernel Linux e iniciou um novo ciclo de desenvolvimento para as próximas 6 semanas, desta vez para o kernel 4.20.
Linus Torvalds iniciou o desenvolvimento do kernel 4.20
É isso mesmo, o kernel 4.20 é o próximo kernel que vem depois do Linux 4.19, que foi lançado por Greg Kroah-Hartman em 22 de outubro de 2018, não o Linux 5.0, como muitos de vocês que esperam ver este ano.
Linus Torvalds decidiu que é melhor terminar 2018 com o Linux 4.20 e lançar o Linux 5.0 em 2019.
No anúncio da lista de discussão, Linus Torvalds disse o seguinte:
“Então eu fiz um debate chamando de 5.0, mas se todos nós ajudarmos um ao outro, tenho certeza que podemos contar até 20. É um bom número redondo, e eu não queria fazer um padrão disso. Eu acho que o 5.0 acontece no ano que vem, porque eu realmente ‘fiquei sem dedos’.”
Quando a janela de mesclagem de duas semanas for fechada, o primeiro Release Candidate (RC) do kernel do Linux 4.20 chega às ruas para marcar esta série como pronta para testes públicos.
De acordo com Linus Torvalds, o Linux 4.20 tinha uma janela de mesclagem “razoavelmente grande”, mas novamente não era um record breaker.
O kernel Linux 4.20 RC1 consiste em mais de 70% de drivers atualizados, principalmente para GPUs, arquiteturas atualizadas, incluindo x86, ARM, AArch64, PowerPC e o novo C-SKY, melhorias de rede, arquivos de cabeçalho, ferramentas e atualizações de ferramentas perf, e alterações no core mm e kernel.
Então, se você quiser testá-lo, vá em frente e baixe agora o kernel Linux 4.20 RC1 do kernel.org.
Um novo RC será publicado todas as semanas no domingo até o lançamento final, que deverá acontecer no dia 23 de dezembro ou 30 de dezembro, dependendo de quantos RCs existirão.