Linus Torvalds disse que não é mais um programador: Meu trabalho é dizer não

Em recente conversa com Dirk Hohndel, Linus Torvalds disse que não é mais um programador: Meu trabalho é dizer não. Entenda melhor essa história.

Linus Torvalds, o programador que muitas vezes é chamado de pai do Linux (e ele é), discutiu seu papel como mantenedor do kernel em uma conversa com Dirk Hohndel, vice-presidente e chief open source officer da VMware, na Open Source Summit e na Embedded Linux Conference: Europe.

E embora muitas pessoas acreditem que Torvalds passa a maior parte do tempo codificando porque, você sabe, é disso que se trata as atualizações do kernel, não é necessariamente o que ele está fazendo.

Linus Torvalds diz que não é mais um programador: Meu trabalho é dizer não

Linus Torvalds disse que não é mais um programador: Meu trabalho é dizer não
Linus Torvalds disse que não é mais um programador: Meu trabalho é dizer não

De fato, Torvalds revela que não está mais codificando e passa a maior parte do tempo no aplicativo de e-mail. Também é aqui que ele normalmente escreve algum código, mas não é exatamente o que você pensa.

“Eu leio e-mail, escrevo e-mail, não codifico mais”, diz ele.

“A maior parte do código que escrevo, na verdade, escrevo dentro do meu leitor de correio. Então, alguém me envia um patch ou, mais comumente, ele me envia uma solicitação pull ou há uma discussão sobre a próxima solicitação pull, e há algo em que eu reajo e digo: ‘Não, tudo bem, mas …’ E eu envio pseudocódigo de saída, ou – estou tão acostumado a enviar patches que às vezes edito e envio o patch sem precisar compilá-lo, testá-lo, porque literalmente o escrevi no leitor de e-mail e dizendo ‘Acho que isso é assim que deve ser feito. Mas é isso que eu faço. Não sou mais programador.”

Torvalds, que enfatiza que o mundo do código aberto é baseado principalmente na comunicação, diz que é essencial manter as conversas ativas por email.

E é exatamente por isso que ele está tentando ser tão ativo no e-mail, explicando que, em alguns casos, o trabalho dele é apenas dizer não.

Ele diz que:

“Eu leio muito mais e-mails do que escrevo, porque o que realmente é meu trabalho – no final, meu trabalho é dizer não. Alguém tem que poder dizer não às pessoas. Como outros desenvolvedores sabem que, se fizerem algo ruim, direi não. Eles esperam que, por sua vez, sejam mais cuidadosos. Mas, para poder dizer não, tenho que conhecer os antecedentes. Porque senão eu não posso fazer o meu trabalho. Então, passo todo o meu tempo, basicamente, lendo e-mails sobre o que as pessoas estão trabalhando … É um trabalho interessante, mas você acaba gastando a maior parte do tempo lendo e-mails>.”

Linus Torvalds também revelou recentemente que desistiu da Intel depois de 15 anos, com seu computador agora rodando em hardware AMD. Uma mudança para o ARM não foi descartada no futuro, mas é claro, isso é algo que simplesmente não pode acontecer da noite para o dia.

A conversa completa entre Linus Torvalds, criador do Linux & Git, e Dirk Hohndel, vice-presidente e diretor de código aberto da VMWare, pode ser assistida no vídeo abaixo (basta ativar as legendas e a tradução).

O que está sendo falado no blog

Post Views: 316

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.