Em uma apresentação em um fórum, Linus Torvalds disse que adoraria usar os novos laptops M1 da Apple, claro, quando eles rodarem o Linux.
A Apple abalou o mundo do hardware atualmente com o lançamento de seus primeiros Macs baseados na arquitetura ARM, mas não como outros fabricantes fazem, mas projetando seus próprios e, deve-se admitir, chips revolucionários.
Como parte do projeto Apple Silicon, recentemente foram apresentados os primeiros modelos de laptop com CPUs M1, esse é o nome que os de Cupertino deram à primeira geração de suas novas CPUs … e aqueles que puderam testá-los estão exultantes com o experiência.
Aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de colocar as mãos nele, mas leram algo sobre o quanto está sendo publicado sobre o assunto, também estão na expectativa com o melhor das disposições, e deve-se reconhecer que a Apple parece ter acertado o alvo o prego com a invenção.
É o que pensa também Linus Tovalds e o afirmou numa breve aparição que fez no fórum Real World Technologies, onde lhe foi pedido a sua opinião e, claro, a deu de forma inequívoca.
Linus Torvalds disse que adoraria usar os novos laptops M1 da Apple
De acordo com a en24, Linus Torvalds adoraria usar um laptop como os novos Macs com o M1… desde que pudesse instalar o Linux nele, é claro. E você não pode, pelo menos por enquanto.
“Há muito tempo que espero por um portátil ARM com Linux”, disse Torvalds, acrescentando que se ele não teve um, é porque ele não queria se contentar com o que está lá, porque já existem, mas eles estão a anos-luz de distância dos novos Macs… E Linus não usa qualquer coisa (ele já tinha um Mac, um Chromebook Pixel, um Dell XPS 13 … e sabe-se lá o que ele tem agora).
Os impedimentos para instalar o Linux no M1 são, em princípio, óbvios: ele acabou de sair e não há suporte de nenhum tipo fora do hardware da Apple, especialmente drivers para gráficos integrados;
Além disso, esses computadores também não têm suporte para Boot Camp para rodar outros sistemas operacionais, o boot loader no nível da BIOS é da própria Apple … mas já existem aqueles que estão trabalhando para trazer o Linux para esses dispositivos, embora não seja rápido ou otimizado como seria desejável, aplicar algumas das opções alternativas que são consideradas.
Seja como for, o mais interessante de tudo isso não acho que seja trazer o Linux para o hardware da Apple, mas sim seguir o caminho que a empresa está abrindo, cuja influência marcante no setor de tecnologia pode atiçar como nenhuma outra.
Os M1s estão impressionando muitos com muitas coisas, mesmo com as deficiências e incógnitas que eles têm, que são alguns; mas é a coisa mais interessante que surgiu do mundo da maçã em muito tempo.