Linspire 7.0 e Freespire 3 lançados – Confira as novidades e baixe

Surpreendendo a todos, foi anunciado o lançamento do Linspire 7.0 e Freespire 3. Confira as novidades e descubra onde baixar essas distribuições.


O Linspire é um sistema operacional completo (baseado no Ubuntu) e que oferece o poder, estabilidade e economia de custos do Linux com a facilidade de um ambiente similar ao Windows. Além disso, o Linspire possui tecnologia exclusiva do Click-N-Run (CNR) que torna a instalação do software no Linspire rápida e fácil.

Linspire 7.0 e Freespire 3 lançados - Confira as novidades e baixe
Linspire 7.0 e Freespire 3 lançados – Confira as novidades e baixe

Freespire foi uma vez uma distribuição Linux administrada pela comunidade patrocinada pela Linspire. O Freespire foi descontinuado em 2008. A partir de 2017, o Freespire tornou-se um sistema operacional gratuito baseado no Ubuntu e distribuido pela PC/OpenSystems LLC. Freespire usa o ambiente de trabalho Xfce.

Linspire 7.0 e Freespire 3 lançados - Confira as novidades e baixeq
Linspire 7.0 e Freespire 3 lançados – Confira as novidades e baixe

O Freespire é uma distribuição orientada para a comunidade Linux geral, fazendo uso de apenas componentes de código aberto, que não contém aplicativos proprietários. Mas isso não é necessariamente uma limitação, pois através de se centro de software e repositórios extensivos, os usuários do Freespire podem instalar qualquer aplicativo que desejem.

Já o Linspire é um lançamento comercial que se baseia na elegante Fundação Freespire. Ele inclui um conjunto de software proprietário otimizado para usuários empresariais, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores.

Novidades do Linspire 7.0 e Freespire 3

A Linspire foi adquirida pela Xandros Inc. em julho de 2008 e descontinuada como distribuição do Linux pouco depois. A Linspire foi comprada posteriormente pela PC/OPenSystems em 2017 e é vendida como uma distribuição comercial baseada no Ubuntu.

A PC/OpenSystems anunciou que comprou os direitos sobre a distribuição comercial Linspire e seu ramo comunitário, o Freespire.

Consequentemente, lançou novas versões dessas distribuições Linux com pacotes e recursos atualizados. Os novos lançamentos, Linspire 7.0 e Freespire 3.0, são baseados no Ubuntu.

Embora ambos contenham kernel e utilitários em comum, eles são direcionados para duas bases de usuários diferentes.

Freespire; contém os seguintes aplicativos e recursos: Kernel 4.10.0-42, Navegador Web Firefox Quantum, cliente de e-mail do Geary, Ice SSB, Abiword, Gnuméric, Parole Media Player, Ferramenta de gráficos Pinta, Font Manager e vários outros softwares.

E o Linspire contém as seguintes aplicações e recursos: Kernel 4.10.0-42, Google Chrome, Thunderbird com Calendário, MS Exchange e Google Sync, IceSSB, LibreOffice, Centro de Software, VLC Media Player, Rhythmbox, Font Manager, integração do Wine para executar alguns aplicativos do Windows, VirtualBox, Suporte a XFS, JFS, ZFS, BTRFS, suporte do .NET Core, ClamAV Virus Scanner, Bleachbit, sistema de detecção de intrusão, e Ambiente de Construção Integrado

Para saber mais sobre essas versões dessas distribuições, acesse a nota de lançamento.

Conheça melhor a distribuição Linspire e Freespire

Para saber mais sobre a distribuição Freespire, clique nesse link.
Para saber mais sobre a distribuição Linspire, clique nesse link.

Baixe e experimente o Linspire 7.0 e Freespire 3

A imagem ISO do Linspire 7.0 pode ser adquirida acessando a página de download da distribuição.
A imagem ISO do Freespire 3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.