Se você quer programar em um idioma rápido, seguro e prático, conheça e veja como instalar a linguagem de programação Rust no Linux.
Rust é uma linguagem de programação multiprocessal compilada, de propósito geral, que está sendo desenvolvida pela Mozilla e apoiada pela LLVM.
Esta linguagem foi concebida para ser “uma linguagem segura, concorrente e prática” e, acima de tudo, para substituir as linguagens C e C++.
A sintaxe de Rust é semelhante à de C e C++, com blocos de código delimitados por chaves e estruturas de controle de fluxo, como if, else, do, while e for.
Rust é uma linguagem de programação de código aberto que suporta programação funcional pura, processual, imperativa e orientada a objetos.
Essa linguagem de programação funciona de maneira extremamente rápida, evita os segfaults (falhas de segmentação) e garante a segurança dos subprocessos (threads).
Ela suporta abstrações de custo zero, semântica de movimento, segurança de memória garantida, encadeamentos genéricos baseados em recursos e não baseados em dados e correspondência de padrões, e também suporta inferência de tipos, tempo mínimo de execução, bem como links C eficientes.
Rust pode ser executado em um grande número de plataformas e está sendo usado na produção de empresas/organizações, como Dropbox, CoreOS, NGP e muitos mais.
O objetivo do Rust é ser uma boa linguagem para a criação de grandes programas no lado do cliente e do servidor que são executados na Internet.
Isso levou a um conjunto de recursos com ênfase em segurança, controle de distribuição de memória e simultaneidade.
Como instalar a linguagem de programação Rust no Linux
Para instalar a linguagem de programação Rust no Linux, faça o seguinte:
Se ainda não tiver o Curl instalado em seu sistema, procure por ele no gerenciador de programas da sua distro e instale-o. Em sistemas baseados no Debian, por exemplo, também é possível usar o comando abaixo para fazer isso;
sudo apt-get install curl
Com o Curl instalado, abra um terminal e use o comando abaixo para instalar a linguagem de programação Rust no Linux;
curl https://sh.rustup.rs -sSf | sh
Ao executar este comando, o instalador será baixado e será executado quase imediatamente.
Você deve pressionar 1 para continuar com a instalação com os valores padrão e baixar todos os pacotes necessários.
Se você deseja uma instalação personalizada, você deve digitar 2 e definir suas variáveis de ambiente entre outras coisas.
Após a instalação no sistema, o software será adicionado imediatamente o diretório bin no seguinte endereço ( ~/.cargo/bin), onde todas as ferramentas estão instaladas) na variável de ambiente PATH em ~/.profile.
Feito isso, para configurar o Shell, modifique o arquivo ~/.profile para usar o PATH modificado para trabalhar com o ambiente Rust, executando estes comandos no terminal:
source ~/.profile
source ~/.cargo/env
Agora vamos apenas verificar se o Rust foi instalado corretamente em nosso sistema, o que fazemos digitando o seguinte comando no terminal
rustc --version
E pronto! Você já pode começar a usar essa linguagem e instalar aplicativos que a utilizam.