Se você possui o antigo tablet do Google, a boa notícia é que agora o LineageOS 19.1 permite executar o Android 12L no Google Nexus 7 2013.
O Google Nexus 7 de 2013 é um tablet com tela LCD IPS de 7 polegadas, 1920 x 1200 pixels, processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro, 2 GB de RAM e até 32 GB de armazenamento.
Ele foi originalmente enviado com o Android 4.3 Jelly Bean. Mas as pessoas estão desbloqueando o bootloader, enraizando e instalando recuperações personalizadas e ROMs personalizadas desde que o tablet foi lançado pela primeira vez.
E, quando o Google lançou o Android 12L no início deste mês, a empresa destacou novos recursos projetados para tablets, dobráveis e outros dispositivos de tela grande.
Mas a empresa também disse que você terá que esperar até o final deste ano para que o sistema operacional seja lançado para tablets e dobráveis.
Uma razão para isso? Os primeiros dispositivos a receber novas atualizações do Android são normalmente produtos fabricados pelo Google, mas o Google não fabrica mais seus próprios tablets Android.
Antigamente a empresa fazia isso – e agora você pode (não oficialmente) rodar o Android 12L em um dos melhores, o Google Nexus 7 de 2013.
LineageOS 19.1 permite executar o Android 12L no Google Nexus 7 2013
Acontece que o desenvolvedor followmsi lançou uma versão não oficial do LineageOS 19.1 para o Nexus (2013), o que significa que você pode executar a nova versão do Android compatível com tablets do Google em um tablet do Google com quase uma década.
Claro, alguns de seus hardwares parecem um pouco datados.
Ele possui uma porta micro USB 2.0, WiFi 802.11a/b/g/n, Bluetooth 4.0 e as câmeras frontal e traseira atingem 5MP e 1,2Mp, respectivamente. Mas o tablet tem suporte a NFC e GPS, alto-falantes estéreo e um fone de ouvido (mas nenhum leitor de cartão microSD).
Embora sempre haja algum risco envolvido na substituição do software oficial por uma ROM personalizada não oficial como o LineageOS, faz anos que o Google não oferece qualquer tipo de suporte oficial para o Nexus 7.
Portanto, o fato de haver uma maneira de executar software atualizado com os recursos mais recentes, compatibilidade de aplicativos e patches de segurança é bastante impressionante.
Observe que, para instalar o LineageOS 19.1, talvez seja necessário redimensionar algumas partições, principalmente se você deseja instalar aplicativos do Google (incluindo a Google Play Store).
Followmsi também diz que as compilações mais recentes têm o SELinux configurado para o modo permissivo, a criptografia não foi testada e algumas personalizações e correções de bugs do LineageOS ainda não estão incluídas, então provavelmente é melhor proceder com cautela se você estiver tentando instalar o software em um Nexus 7 que você está usando ativamente.