E foi lançado o LineageOS 18.1 com suporte para dezenas de dispositivos (baseado em Android 11). Confira as novidades dessa importante atualização.
O LineageOS é um sistema operacional baseado no Android. Na verdade ele é uma ROM customizada da plataforma móvel Android para smartphones e tablets. Lançado inicialmente em dezembro de 2016, ele é o sucessor, ou derivado, do sistema CyanogenMod.
O LineageOS é conhecido por ser uma das melhores ROMs personalizadas existentes no mercado, graças à estabilidade, aparência do Android e às atualizações frequentes que oferece aos dispositivos Android.
Seus muitos seguidores também podem ser creditados à confiança dos usuários nos desenvolvedores, uma vez que vários deles chegaram do projeto CyanogenMod.
E a boa notícia é que o LineageOS, o sistema operacional baseado em Android que é provavelmente a ROM personalizada mais conhecida atualmente, agora é baseado no Android 11.
Sim. Os desenvolvedores anunciaram o lançamento do LineageOS 18.1.
Novidade do LineageOS 18.1
LineageOS 18.1 inclui novos recursos, mudanças de comportamento e patches de segurança. Também há atualizações para alguns aplicativos e recursos específicos do LineageOS.
Por exemplo:
- Todos os aplicativos LineageOS agora suportam o modo escuro.
- O aplicativo LineageOS Recorder recebeu uma grande reformulação com suporte para pausar e retomar gravações de memo de voz, ajustar a qualidade de áudio para economizar espaço e melhorias na IU.
- O calendário padrão agora é um fork do aplicativo Etar de código aberto, em vez do calendário AOSP, que o Google abandonou em grande parte.
- O aplicativo de backup criptografado de código aberto SeedVault também está integrado ao sistema operacional agora.
- O aplicativo de música LineageOS chamado Eleven tem uma interface de usuário atualizada e suporte para busca de arquivos de áudio na lista suspensa de notificações.
Você pode encontrar mais atualizações no changelog do LineageOS.
O LineageOS 18.1 chega quase exatamente um ano após o lançamento do LineageOS 17.1 baseado em Android 10 e oferece suporte a dezenas de smartphones e tablets, incluindo novos dispositivos que não eram oficialmente compatíveis com o LineageOS antes, como Google Pixel 5, Pixel 4a 5G e Pixel 4.
Também há suporte para alguns dispositivos mais antigos que pararam de receber atualizações oficiais de seus fabricantes há algum tempo (incluindo o tablet Google Nexus 7 de 2013 e o smartphone Essential PH-1 que parou de receber atualizações quando a Essential Products saiu do mercado há um ano).
Tudo isso quer dizer que, se você está procurando instalar uma ROM personalizada para obter mais controle sobre seu dispositivo ou para manter um dispositivo antigo funcionando muito depois de sua data de validade, o LineageOS pode ser útil.
A instalação da atualização, como de costume, exige que os usuários atualizem a versão em flash e sigam outras etapas de instalação de uma ROM personalizada.
Quer saber como instalar o LineageOS no PC? Siga essas dicas:
Como instalar o Android-x86 em um pendrive USB, usando o LineageOS