Lightworks, é um software de masterização e edição profissional de vídeo, que finalmente está disponível para Linux, como um beta público. Ele tem sido utilizado em diversos filmes premiados, incluindo O Discurso do Rei, Os Infiltrados, Missão Impossível, Pulp Fiction e Braveheart.
O beta do Lightworks para Linux só foi testado no Ubuntu 12.04 e 12.10, o Mint 13 . Existem alguns arquivos não oficiais rpm do Fedora, mas esta não é uma distribuição oficialmente suportada. Além disso, há uma lista bastante grande de problemas e limitações conhecidos até agora, incluindo:
- suporte apenas para placas gráficas da Nvidia e ATI;
- Só possui builds para 64-bit;
- Nenhuma opção de exportação para os formatos AVI e H.264 MOV;
- Arquivos AVI podem ser reproduzidas de forma incorreta com molduras pretas piscando e pode haver perda de áudio de alguns arquivos AVI sem compressão;
- Seqüências de imagens PNG são lentas para exportar;
- A ferramenta de gravação, a ferramenta de playout não estará disponível nesse atual build do Beta do Lightworks para Linux. Eles serão adicionados em uma futura versão;
- Não há suporte para SDI ou Firewire.
Você pode dar uma olhada em todos esses problemas conhecidos sobre o beta do Lightworks para Linux na página de downloads do aplicativo. O Lightworks é gratuito para usar, mas se você quiser codecs adicionais e suporte, será preciso comprar uma licença PRO por U$$ 60/ano e para ser capaz de baixar o beta do Lightworks para Linux, você precisa se cadastrar e concordar com os termos e condições do produto. Se quiser fazer isso, clique nesse link. Depois de baixar, instalar e usar o programa, lembre-se de comentar a sua experiência para que os outros leitores se informem.