E foi lançado o LightDM 1.32 com correções e o fim do suporte ao Qt 4. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.
Um gerenciador de exibição é um programa que fornece recursos gráficos de login para sua distribuição Linux. Ele gerencia logins de usuários e servidores de exibição gráfica e é usado para iniciar uma sessão do servidor X no mesmo ou em outro computador.
E o LightDM é um gerenciador de exibição popular que se caracteriza por sua capacidade de trabalhar com todos os ambientes de desktop. É um gerenciador de exibição leve para desktops, projetado para ser simples, rápido, seguro e flexível.
O LightDM pode usar vários front-ends chamados Greeters, uma GUI que solicita ao usuário credenciais para desenhar uma interface de usuário. Além disso, o LightDM suporta diferentes tecnologias de exibição, incluindo X11 e Wayland.
Agora, o projeto LightDM anunciou o lançamento do gerenciador de exibição LightDM 1.32 com uma série de correções.
Novidades do LightDM 1.32
A nova versão pode substituir arquivos de autoridade X (.Xauthority) existentes para evitar corrupção.
Esses arquivos são salvos no diretório inicial do usuário e são usados para armazenar credenciais em cookies usados pelo xauth para autenticação de sessão X.
Como você deve saber, a maioria dos ambientes de desktop oferece a capacidade de efetuar login automaticamente sem a necessidade de inserir um nome de usuário e senha. No entanto, se criarmos uma conta de serviço, especificamos que ela não tem shell associado a ela.
Para resolver isso, o LightDM 1.32 agora pode bloquear logins automáticos para qualquer conta cujo shell esteja definido como nolign ou false.
E agora chegamos a algo que foi esperado há muito tempo: a descontinuação do suporte ao Qt 4. Portanto, o LightDM não o suporta mais a partir da versão 1.32.
Dado que o Qt 4 foi lançado em 2005, com a atualização mais recente sendo o Qt 4.8.7 LTS em 2011, esta é uma decisão totalmente esperada pelos desenvolvedores do LightDM.
Além das alterações mencionadas acima, o LightDM 1.32 contém algumas correções de bugs menores, mas importantes. O bug com saudações enviando duas solicitações de login rapidamente foi corrigido.
Além disso, esta versão corrige problemas de falha de teste quando compilado com o parâmetro –with-greeter-user.
Por fim, o LightDM 1.32 agora inclui um método aprimorado para identificar se a sessão que está sendo usada é Wayland.
Essa melhoria é essencial, considerando que Wayland estava crescendo em uso global e é apresentado como o servidor de exibição padrão em muitas distribuições Linux.
Para saber mais sobre essa versão do LightDM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o LightDM
O LightDM faz parte dos repositórios padrão da maioria das distribuições e pode ser instalado usando o gerenciador de software destas.
E se você já tem ele instalado na sua distro, apenas espere a nova versão chegar juntos com as atualizações do sistema e atualize.