Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista

Conheça o Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista. Confira os detalhes e especificações desse smartphone.

A maioria dos fabricantes de smartphones tenta convencê-lo a comprar seus produtos, contando tudo sobre o que eles podem fazer.

A Light adotou a abordagem oposta, mas oferece telefones minimalistas da marca Light Phone, projetados em torno da ideia de que menos pode ser mais.

Eles oferecem aos usuários uma maneira de permanecerem conectados e acessíveis por telefone e mensagens de texto, mas sem a tentação de passar o dia jogando, navegando na web ou navegando nas redes sociais.

Mas alguns dos dispositivos anteriores do telefone talvez fossem um pouco minimalistas para muitos.

Portanto, o novo Light Phone III traz algumas atualizações importantes que podem torná-lo uma opção mais atraente para quem procura um dispositivo de comunicação portátil que distraia menos.

O Light Phone III deverá começar a ser comercializado em janeiro de 2025 e tem preço de tabela de US$ 799. Mas você pode pré-encomendar um agora por US$ 399.

Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista

Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista
Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista

O Light Phone III chega quase seis anos depois do telefone anterior da Light, o Light Phone 2. Você ainda pode comprar esse modelo por US $ 299 e ele vem nas opções de cor preto ou cinza claro.

Mas o novo telefone tem um processador atualizado, uma tela maior e uma bateria maior. Ainda há ênfase apenas nos recursos básicos: o telefone tem display preto e branco, mas agora é uma tela AMOLED de 3,92 polegadas, 1080 x 1240 pixels com taxa de atualização de 60 Hz.

Em alguns aspectos, isso é uma atualização em relação à tela do Light Phone 2 – esse telefone tem uma tela E Ink de 2,84 polegadas e 480 x 600 pixels com uma taxa de atualização que não é adequada para rolagem suave ou outros gráficos de alto movimento.

O cofundador da Light, Kaiwei Tang, disse ao The Verge que quase metade das pessoas que experimentaram o Light Phone 2 não conseguia se acostumar com a taxa de atualização lenta e esse foi o principal motivo pelo qual as pessoas desistiram do telefone.

Mas suspeito que algumas pessoas ficarão desapontadas com a mudança do E Ink para o OLED.

As telas E Ink consomem menos energia, podem exibir uma imagem estática indefinidamente sem qualquer energia e podem ser visualizados usando apenas luz ambiente, tornando-os fáceis de usar em ambientes externos e ótimos para leitura.

Pelo menos o Light Phone III possui vidro fosco, que deve refletir menos brilho do que as telas brilhantes encontradas na maioria dos smartphones.

Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista
Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista

Outra coisa incomum sobre a tela? Você pode controlar o brilho da tela com uma roda de rolagem na lateral do telefone, em vez de navegar nos menus da tela ou depender de um recurso de brilho automático. Você também pode clicar na roda para alternar uma lanterna LED.

O Light Phone 3 também adiciona algumas coisas que faltavam nos telefones anteriores da empresa, incluindo câmeras frontal e traseira, leitor de impressão digital e suporte para redes sem fio 5G.

O telefone possui um corpo de alumínio resistente à água e poeira IP54 que mede 106 x 72 x 12 mm (4,2″ x 2,8″ x 0,5″) e pesa 124 gramas (4,4 onças), tornando-o menor (mas mais grosso) do que a maioria dos telefones.

É alimentado por um processador Qualcomm SM 4450 e possui 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, uma porta USB 2.0 Tipo C e uma bateria de 1800 mAh substituível pelo usuário.

Você pode usar a câmera traseira de 50 MP ou a câmera frontal de 8 MP para tirar fotos, participar de videochamadas ou escanear códigos QR, entre outras coisas.

E há um botão do obturador que permite tirar fotos sem tocar na tela. Na verdade, é um obturador de dois estágios, você pode focar pressionando até a metade e depois pressionar com mais força para realmente tirar a foto.

Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista
Light Phone III, um telefone sem distrações e menos minimalista

Mas com uma tela em preto e branco, este provavelmente não será um telefone para entusiastas da fotografia (ou talvez atinja pessoas que preferem a estética das imagens em tons de cinza).

Também não há software no telefone para editar ou compartilhar fotos – você precisará transferi-las para outro dispositivo se quiser fazer uma dessas coisas.

Os recursos sem fio incluem suporte para Bluetooth 5.0, NFC e GPS, bem como redes 4G LTE e 5G. Também há suporte para SIM duplo graças a um eSIM integrado e um slot para cartão nano SIM.

Para áudio, há dois microfones e um conjunto de alto-falantes estéreo… mas sem entrada para fone de ouvido. Você precisará usar fones de ouvido Bluetooth ou um adaptador USB-C para fone de ouvido se quiser ouvir áudio com privacidade.

O Light Phone III foi projetado para durar (afinal, esta é uma empresa que continua vendendo o Light Phone 2 há seis anos e pretende continuar vendendo mesmo depois do lançamento do novo modelo).

A bateria pode ser substituída pelo usuário e a empresa também facilitou a substituição da tela e da porta USB. A Light também usou plástico reciclado na tampa da bateria e na grade do alto-falante.

Mas o que você realmente pode fazer com o Light Phone III? Não muito, e isso é intencional. Ele executa um sistema operacional simples chamado LightOS que vem com um conjunto de “ferramentas” básicas (em vez de aplicativos), incluindo:

  • Alarme
  • Calculadora
  • Calendário
  • Diretório
  • instruções
  • Ponto de acesso
  • Música
  • Notas/memorando de voz
  • Podcast
  • Cronômetro

Também há suporte para chamadas telefônicas e mensagens de texto, e mais ferramentas podem vir por meio de atualizações de software futuras, mas este não é um telefone projetado para oferecer suporte a milhões de aplicativos de terceiros.

Isso seria meio que contra todo o sentido da coisa.

Ainda assim, de acordo com o The Verge, a empresa por trás do telefone está pelo menos considerando adicionar suporte para serviços populares como Spotify, Uber, Lyft ou outros aplicativos de mensagens no futuro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.