E foi lançado o LibrePCB 1 com visualizador 3D e exportação STEP, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
LibrePCB é um editor de circuitos e um software livre (GNU GPLv3), um software EDA gratuito para desenvolver placas de circuito impresso.
Ele é multiplataforma (roda no Unix/Linux, Mac OS X, Windows) e é All-in-one (gerenciamento de projetos, biblioteca/esquemática/editores de placa), possui uma interface gráfica intuitiva, moderna e fácil de usar, tem design de biblioteca muito poderoso com alguns conceitos inovadores e formatos de arquivo legíveis por humanos
O editor esquemático é muito fácil de usar e ainda poderoso. Graças ao inovador conceito de biblioteca, você não precisa se preocupar em escolher pegadas ao desenhar o esquema.
E ao contrário de outras ferramentas EDA, você também não precisa se preocupar em atribuir manualmente os pinos de símbolos aos blocos de pegada posteriormente no editor de painéis.
O painel de controle oferece acesso rápido a todos os seus projetos, especialmente para projetos usados recentemente e favoritos.
Agora, após várias semanas de trabalho árduo dos desenvolvedores do LibrePCB no RC1 do “LibrePCB 1.0”, foi finalmente anunciada a notícia do lançamento da versão estável deste software para automação de projeto de PCB.
Novidades do LibrePCB 1
Entre as principais funcionalidades que se destacam no LibrePCB 1.0 estão o visualizador 3D e a exportação STEP, bem como a possibilidade de especificar números de peças do fabricante, melhorias esquemáticas, melhorias de design, entre outras coisas.
Sem dúvida, a versão estável do LibrePCB 1.0 é uma das maiores do projeto, pois contém um grande número de mudanças importantes, melhorias e correções de bugs, tanto visuais quanto internos.
E talvez uma das novidades mais importantes deste lançamento seja a adição de um Visualizador 3D para visualização tridimensional do modelo da placa. É mencionado que o novo visualizador possui uma representação adequada das camadas de cobre, resistência à solda e serigrafia!
Até mesmo os dispositivos serão renderizados se os modelos STEP tiverem sido atribuídos aos seus pacotes na biblioteca. Além disso, todo o PCB pode ser exportado como um modelo STEP para que possa ser aberto em um CAD mecânico.
Outra mudança que se destaca nesta nova versão do LibrePCB 1.0 é a possibilidade de especificar os números das peças do fabricante, graças à biblioteca (MPN, número da peça do fabricante, identificador do produto atribuído pelo fabricante).
Ao criar uma lista de materiais (BOM), você tem a capacidade de refletir os números das peças e indicar a possibilidade de usar peças alternativas.
Os usuários podem então usar a caixa de diálogo “Adicionar Componente” no editor de esquemático para adicionar uma peça específica em vez de apenas um dispositivo ou componente:
Além disso, destaca-se também que foi adicionada uma interface unificada para gerar os arquivos resultantes, permitindo exportar e salvar informações em diversos formatos por meio de uma caixa de diálogo, bem como gerenciar arquivos com arquivos Gerber para enviá-los ao fabricante.
Das outras mudanças que se destacam:
- Suporte para furos com fendas
- Suporta liberação de cobre personalizada em torno das almofadas de impressão digital
- Permitir adicionar almofadas de impressão digital não conectadas (puramente mecânicas)
- Suporte para definir máscara de parada e pasta de solda em almofadas de impressão digital
- Adicionadas novas camadas para contornos superior/inferior do pacote
- Soporte para agregar textos personalizados a esquemas
- Soporte para agregar polígonos a esquemas
- Atualizar automaticamente miniaturas de esquemas
- Permitir a criação de traços/vias/planos não conectados
- Admite colocação de bloqueio de item
- Configuração da placa expandida com mais propriedades de PCB
- Suporta alteração da largura dos objetos selecionados
- Salve e restaure a visibilidade dos planos do painel
- Mesclar todas as configurações do painel em uma única caixa de diálogo
Para saber mais sobre essa versão do LibrePCB, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o LibrePCB
Para instalar a versão mais recente do LibrePCB nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de circuitos LibrePCB no Linux via Flatpak