Graças ao trabalho de seus desenvolvedores, finalmente o LibreOffice recebeu suporte à exportação de arquivos APNG.
O LibreOffice é a suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso: é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.
Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.
Agora, as versões futuras do LibreOffice finalmente lidarão melhor com arquivos PNG animados (APNG).
LibreOffice recebeu suporte à exportação para arquivos APNG
O formato de arquivo APNG é uma extensão de imagens animada do PNG. Ele permite imagens animadas que funcionam de forma semelhante aos arquivos de formato GIF animado, mantendo a compatibilidade com arquivos PNG sem animação.
Sua finalidade principal é considerada no uso dos aplicativos GUI e XUL.
Depois que o suporte inicial à importação foi adicionado em junho, mesclado esta semana foi o suporte inicial à exportação para arquivos APNG.
Sendo trabalhado por Paris Oplopoios como parte do Google Summer of Code deste ano, está o suporte de importação/exportação APNG para a suíte de escritório de código aberto LibreOffice.
A descrição do GSoC diz:
“APNG (Animated PNG) é um formato animado compatível com PNG. É suportado por todos os principais navegadores e tem benefícios sobre o GIF, como transparência parcial e suporte para mais cores. O objetivo deste projeto é integrar o suporte APNG no LibreOffice, que já vinha sendo solicitado há algum tempo.”
A fusão em junho foi o suporte básico ao formato APNG com várias correções desde aquele ponto para lidar com arquivos PNG animados nas apresentações de slides do LibreOffice Impress.
Enquanto isso, mesclado na sexta-feira, à medida que nos aproximamos do final do verão, está o suporte inicial à exportação de APNG.
O suporte para PNGs animados no LibreOffice recebeu solicitações de recursos há anos. O único aspecto lamentável é que esta adição perde o lançamento iminente do LibreOffice 7.6, mas estreará no próximo lançamento da suíte de escritório de software livre.