Se você queria ver o LibreOffice na Microsoft Store, agora é oficial! E em dobro, pois o pacote está disponível com e sem assinatura (suporte pago). Confira os detalhes.
O LibreOffice é um importante software livre e uma referência em suítes de produtividade. Esse pacote surgiu a partir de um fork do OpenOffice.org em 2010 e desde então se tornou a maior alternativa ao Microsoft Office, para aqueles que usam essas suítes como instalações locais.
Essa suíte é uma responsabilidade da The Document Foundation, uma organização de software sem fins lucrativos que oferece o pacote totalmente gratuito para download em seu website e em outros sites da Internet.
Quando foi anunciado o lançamento do LibreOffice 6.3 na semana passada, a suíte de escritório gratuita já estava na loja de aplicativos da Microsoft.
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
titulo
Sim. Xisco Fauli, engenheiro de QA da The Document Foundation indicou o Blog do CIB Events informou que a edição oficial do LibreOffice e a do modelo distribuído sob assinatura pelo CIB estão oficialmente na Microsoft Store.
Segundo ele:
“os dois pacotes, baseados na versão mais recente do LibreOffice da The Document Foundation, permitem que os usuários do Windows 10 S baixem e instalem facilmente em seu PC a suíte de escritório gratuita líder em produtividade pessoal.”
Por um lado, o LibreOffice Vanilla, a edição da The Document Foundation, está disponível por um preço de 9,99 euros.
Por outro lado, o LibreOffice suportado pelo CIB é vendido por 14,99 euros e inclui suporte on-line, atualizações automáticas e correções de segurança por 18 meses. Ou seja, funciona na prática como um modelo de assinatura.
LibreOffice na Microsoft Store? Pago?
Agora, por que cobrar pelo que é gratuito?
Algumas pessoas pensam que é imoral quando você está aproveitando o trabalho dos outros. Mas quando são eles que vendem, é uma boa maneira de aumentar a receita.
E lembre-se que o LibreOffice está disponível 100 por cento livre para usuários do Windows através de seu site oficial.
Entretanto, aqueles que preferirem baixar o pacote através da Microsoft Store, a única fonte de software para usuários do Windows 10 S, terão que pagar.
O Windows 10 S é, em resumo, uma versão capada do sistema, inicialmente projetada para escolas e similar como uma alternativa competitiva para o Chrome OS e Chromebooks.
Talvez haja o intrigulis, porque colocar um preço sobre alternativas privadas livres pode bloquear sua adoção em certas circunstâncias.
Ou, uma vez que há também uma versão de download totalmente gratuita chamada LibreOffice Unofficial (é difícil contrastar as versões de cada uma delas).
Em qualquer caso, o LibreOffice Vanilla trará benefícios para a The Document Foundation e o LibreOffice desenvolvido pela CIB fará o mesmo para esta organização, um dos maiores contribuidores para o desenvolvimento do LibreOffice.
Abaixo você verá a nota da CIB:
Munique, 8 de agosto de 2019 – A CIB, líder em inovação na produção e gerenciamento de documentos, anuncia a disponibilidade de dois pacotes diferentes do LibreOffice para o Microsoft Store: o primeiro – uma versão com a marca TDF – é chamado LibreOffice Vanilla, enquanto o segundo é chamado LibreOffice. powered by CIB e é uma versão do software da CIB.
Os dois pacotes – que são baseados no mais recente lançamento do LibreOffice da The Document Foundation – permitem que os usuários do Windows 10 S façam o download e instalem facilmente o pacote líder de escritório gratuito para produtividade pessoal em seu PC. A versão com a marca TDF depende da comunidade global do LibreOffice para obter assistência e ajuda, enquanto o LibreOffice, com o suporte do CIB, também fornece suporte on-line, atualizações automáticas e correções de segurança por 18 meses.
“O pacote para a Microsoft Store estende o LibreOffice com a gama de produtos CIB para Windows, macOS e Linux, com base nos seguintes produtos: LibreOffice desenvolvido pela CIB for Business, uma versão otimizada de negócios do LibreOffice; LibreOffice com suporte do CIB LTS (Long Term Support), focado nas necessidades de grandes organizações que implementam o LibreOffice como a pedra angular de sua produtividade de desktop; e LibreOffice Online com o CIB, uma solução para a nuvem privada das organizações”
Ulrich Brandner, CEO do CIB.
Os aplicativos da Microsoft Store usam o formato de embalagem da nova geração MSIX / APPX, simples e seguro, e estão prontos para implantação no Windows 10 S e posteriores. O modo Windows 10 S é uma versão simplificada do Windows 10 para segurança e desempenho que oferece a mesma experiência. Para melhorar a segurança, ele só permite aplicativos da Microsoft Store e requer o Microsoft Edge para navegação.
O CIB – com escritórios na Alemanha e na Espanha – é atualmente um dos maiores contribuidores para o desenvolvimento do LibreOffice, com uma equipe multilíngüe global com décadas de experiência em hacking e consultoria na base de código e no produto. Além disso, a empresa oferece serviços profissionais para migrações e treinamento, além de suporte de resposta rápida apenas para o LibreOffice com o CIB.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar Sticky Notes Indicator no Ubuntu e derivados
- Como instalar o emulador Commodore VICE no Linux via Snap
- LiVES Video Editor 3 lançado – Confira as novidades e instale
- Como compartilhar a área de trabalho com o ScreenTask
- Proprietária do Wordpress.com comprará o Tumblr da Verizon