LibreOffice 7.5 RC1 já está disponível para testes

A The Document Foundation anunciou a disponibilidade do LibreOffice 7.5 RC1 (Release Candidate) e pede que seus usuários baixem e ajudem o projeto a testar o programa.

O LibreOffice é a suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso: é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.

Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.

Agora, a The Document Foundation disponibilizou esta manhã o candidato a lançamento do LibreOffice 7.5 como a mais nova versão de teste desta suíte de escritório de código aberto e multiplataforma.

Também chamado apenas de RC, um Release candidate é uma versão de um software que está praticamente pronto para ser colocado no mercado.

Na prática, ainda é uma versão desenvolvimento, mas diferente do Alpha e Beta recebe apenas melhorias e correções, pois já está quase pronto para ser lançado.

LibreOffice 7.5 RC1 já está disponível para testes

LibreOffice 7.5 RC1 já está disponível para testes
LibreOffice 7.5 RC1 já está disponível para testes

Sim. Antes da estreia planejada para o início de fevereiro da suíte de escritório de código aberto LibreOffice 7.5, o candidato a lançamento foi disponibilizado para teste.

Pois após as compilações alfa e beta do início de dezembro, a The Document Foundation está fechando 2022 com a emissão de hoje do LibreOffice 7.5 RC1.

Para completar, apenas mais dois candidatos a lançamento são esperados em janeiro, juntamente com o congelamento e ramificação do código rígido, enquanto o lançamento estável do LibreOffice 7.5.0 é esperado para a primeira semana de fevereiro.

Por fim, algumas das novas alterações encontradas no pacote de escritório do LibreOffice 7.5 incluem:

  • O suporte do LibreOffice para temas de sistemas operacionais escuros e de alto contraste foi bastante aprimorado. Esse trabalho de tema escuro e de alto contraste ajuda o LibreOffice nas plataformas Linux, macOS e Windows.
  • Suporte para gestos de rotação e zoom ao usar touchpads.
  • Suporte para fonte incorporada no macOS.
  • Várias correções no mecanismo de manipulação e edição do layout de texto.
  • O filtro de exportação de PDF do LibreOffice adicionou suporte para incorporar fontes coloridas usando camadas de cores e bitmaps de cores, como para emojis. Também há suporte a PDF para incorporar fontes variáveis e aplicar variações de fonte a formas glifo.
  • O Writer (processador de texto) do LibreOffice 7.5 adicionou um novo controle de conteúdo do tipo texto simples.
  • Várias melhorias nos favoritos do Writer.
  • O LibreOffice Impress agora suporta vídeo recortado para formas de mídia.
  • Um novo conjunto de tipos de mesa padrão para Impress e Draw.

O blog LibreOffice QA anunciando o candidato RC1 observou que há mais de 200 confirmações que chegaram após o recente lançamento beta.

Compilações binárias deste concorrente do Microsoft Office estão disponíveis para Linux, macOS e Windows para testes fáceis.

O LibreOffice 7.5 RC1 está disponível para download se desejar ajudar a testar esta nova versão.

O TDF Wiki tem as notas de lançamento provisórias delineando todos os grandes recursos/melhorias que vêm no LibreOffice 7.5.

Sobre o Marcelo Souza

Entusiasta de software livre, especialista em aplicativos de edição de vídeos e editoração eletrônica, responsável pelo projeto LivreLabs e colaborador no Blog do Edivaldo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.