A TDF anunciou o lançamento do LibreOffice 7.5 que traz grandes melhorias. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O LibreOffice é a suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso: é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.
Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.
Agora, a The Document Foundation anunciou o lançamento do LibreOffice 7.5.
Novidades do LibreOffice 7.5
Após quase seis meses de desenvolvimento, a suíte de escritório LibreOffice 7.5 está aqui para apresentar grandes melhorias no suporte ao modo escuro, novos aplicativos e ícones do tipo MIME mais coloridos e vibrantes do que nunca, uma versão aprimorada da interface do usuário da barra de ferramentas única com contexto controles conscientes, bem como suporte para o Start Center para filtrar documentos por tipo.
O LibreOffice 7.5 continua a melhorar a caixa de diálogo Recursos de fonte implementando várias novas opções, adiciona um novo controle deslizante de zoom na parte inferior direita do editor de macro, implementa suporte para gestos de rotação e zoom em touchpads e melhora a funcionalidade de exportação de PDF adicionando várias novas opções e recursos, bem como correções de bugs.
Esta versão também traz suporte para o recurso de “rolagem suave” para barras de rolagem do GTK3, um conjunto de ícones Sifr atualizado que segue o novo estilo arredondado do GNOME Adwaita, dicionário ucraniano atualizado e tesauro esloveno, novo dicionário persa (fa-IR) e suporte para Macro Diálogo seletor para lembrar a última macro executada.
O LibreOffice Write vem com melhorias significativas nos marcadores, que agora estão muito mais visíveis, a capacidade de marcar objetos como decorativos para melhor acessibilidade, novos tipos de controle de conteúdo para melhorar a qualidade dos formulários PDF e uma nova opção de verificação automática de acessibilidade no menu Ferramentas.
Além disso, o Write agora vem com uma implementação inicial de tradução automática baseada nas APIs de tradução do DeepL, várias melhorias na verificação ortográfica, a capacidade de editar guias para vários parágrafos com configurações diferentes por vez e várias novas regras de verificação de acessibilidade.
O LibreOffice Calc recebeu suporte para tabelas de dados em gráficos, a capacidade de pesquisar por descrições no Assistente de função, novos formatos de número “Soletrar”, formatação condicional sem distinção entre maiúsculas e minúsculas, comportamento aprimorado ao inserir números com uma única aspa de prefixo (‘) e suporte para codificações Kamenický e Mazovia.
O LibreOffice Impress & Draw apresenta um novo conjunto de estilos de tabela padrão, juntamente com a capacidade de criar e personalizar estilos de tabela, suporte para arrastar e soltar objetos no navegador, capacidade de recortar vídeos inseridos no slide e reproduzi-los, bem como suporte para que o console do apresentador seja executado como uma janela normal.
O LibreOffice Chart agora suporta tabelas de dados e o LibreOffice Math agora apresenta o painel Elementos na barra lateral.
Como esperado, o LibreOffice 7.5 continua a melhorar a interoperabilidade com os formatos de arquivo proprietários do MS Office, como DOCX, PPTX e XLSX, na tentativa de ajudar os usuários a migrar do MS Office para o LibreOffice.
Segundo a The Document Foundation:
“O LibreOffice 7.5 oferece um grande número de melhorias e novos recursos voltados para usuários que compartilham documentos com o MS Office ou migram do MS Office. Esses usuários devem verificar as novas versões do LibreOffice regularmente, pois o progresso é tão rápido que cada nova versão melhora drasticamente em relação à anterior.”
A série de suítes de escritório LibreOffice 7.5 é voltada para entusiastas de tecnologia, adotantes iniciais ou usuários avançados e será suportada com sete versões de manutenção até 30 de novembro de 2023.
Para usuários que não precisam dos recursos mais recentes, a The Document Foundation recomenda o versão mais recente do LibreOffice 7.4, que é mantida até 12 de junho de 2023.
Para saber mais sobre essa versão do LibreOffice, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
A Document Foundation nos lembra que esta é a edição “Community” do LibreOffice, que é apoiada por voluntários da comunidade Open Source e LibreOffice.
Para implantações corporativas, a The Document Foundation recomenda o uso da família de aplicativos LibreOffice Enterprise de parceiros do ecossistema.
Você pode baixar essa versão do LibreOffice agora mesmo no site oficial ou usar um dos tutoriais mais abaixo.
Se você já estiver usando o pacote de escritório LibreOffice 7.4 em sua distribuição GNU/Linux, recomendo que você atualize suas instalações o mais rápido possível para a versão 7.5 para obter a melhor experiência possível.
Se você instalou o LibreOffice a partir dos repositórios de software de suas distribuições GNU/Linux, você deve esperar que a nova versão chegue lá antes de tentar instalá-la.
E para quem quer instalar ou atualizar o LibreOffice mais recente, basta usar um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux via FlatpakComo instalar o LibreOffice no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap