A TDF anunciou o lançamento do LibreOffice 7.5.1 com correções para quase 100 bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O LibreOffice é a suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso: é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.
Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.
Agora, a The Document Foundation anunciou o lançamento do LibreOffice 7.5.1.
Novidades do LibreOffice 7.5.1
No início de fevereiro, a Fundação de Documentos lançou o V7.5.0 de sua suíte de escritório e, entre as novidades mais importantes, tínhamos um caminho sombrio aprimorado.
E, recentemente, a empresa fez o lançamento do LibreOffice 7.5.1, uma versão puramente corretiva que se concentrou em melhorar a experiência de usuário e segurança dos existentes.
Eles também publicaram um link para o Collabora Office for Android e iOS, que deve ser ou se tornou, se não a versão móvel oficial, no mais oficial para esse tipo de dispositivos.
Quanto às novidades, o LibreOffice 7.5.1 introduziu um total de 92 mudanças, coletadas em publicações em RC1 e RC2 de 7.5.1.
Em nenhuma das novas funções são mencionadas, desde que chegaram em fevereiro, com o modo escuro melhorado como destaque, mas também com novos ícones com um toque mais atual.
Como sempre, a The Document Foundation continua a oferecer pelo menos duas versões estáveis de sua suíte de escritório: o “Still” ou o LTS, que é o que recomenda o equipamento de produção para ter mais correções e está atualmente em 7.4.5, e o “Fresh”, que é o que tem todas as notícias, mas muitos bugs ainda não foram corrigidos para que o TDF o recomende para equipes de trabalho.
Pelo menos, eles terão que lançar mais quatro atualizações de pontos para a série 7.5 para serem a opção recomendada pelo projeto que desenvolve a suíte de escritório gratuita mais popular.
Enfim, a série de suítes de escritório LibreOffice 7.5 é voltada para entusiastas de tecnologia, adotantes iniciais ou usuários avançados e será suportada com sete versões de manutenção até 30 de novembro de 2023.
Para usuários que não precisam dos recursos mais recentes, a The Document Foundation recomenda o versão mais recente do LibreOffice 7.4, que é mantida até 12 de junho de 2023.
Para saber mais sobre essa versão do LibreOffice, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
A Document Foundation nos lembra que esta é a edição “Community” do LibreOffice, que é apoiada por voluntários da comunidade Open Source e LibreOffice.
Para implantações corporativas, a The Document Foundation recomenda o uso da família de aplicativos LibreOffice Enterprise de parceiros do ecossistema.
Você pode baixar essa versão do LibreOffice agora mesmo no site oficial ou usar um dos tutoriais mais abaixo.
Se você já estiver usando o pacote de escritório LibreOffice 7.4 em sua distribuição GNU/Linux, recomendo que você atualize suas instalações o mais rápido possível para a versão 7.5 para obter a melhor experiência possível.
Se você instalou o LibreOffice a partir dos repositórios de software de suas distribuições GNU/Linux, você deve esperar que a nova versão chegue lá antes de tentar instalá-la.
E para quem quer instalar ou atualizar o LibreOffice mais recente, basta usar um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux via FlatpakComo instalar o LibreOffice no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap