LibreOffice 7.4 lançado com suporte para imagens WebP, e mais

A TDF anunciou o lançamento do LibreOffice 7.4 com suporte para imagens WebP, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O LibreOffice é a suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso: é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.

Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.

No início de agosto, a The Document Foundation lançou o LibreOffice 7.0. Foi um lançamento com melhorias importantes, entre as quais destaca-se a melhoria da compatibilidade com o Microsoft Office.

Agora, a The Document Foundation anunciou a disponibilidade geral do LibreOffice 7.4, trazendo mais correções de bugs e interoperabilidade aprimorada com os formatos de documento do MS Office.

Novidades do LibreOffice 7.4

LibreOffice 7.4 lançado com suporte para imagens WebP, e mais
LibreOffice 7.4 lançado com suporte para imagens WebP, e mais

Chegando seis meses e meio após o LibreOffice 7.3, o lançamento do LibreOffice 7.4 está aqui com muitos brindes para os fãs do popular pacote de escritório de código aberto, incluindo suporte para imagens WebP, suporte para arquivos EMZ/WMZ, um novo campo de pesquisa para o Extension Manager para facilitar a localização de extensões, páginas de ajuda para a biblioteca de scripts ScriptForge, uma caixa de diálogo assíncrona para nomear uma nova cor, caixa de diálogo de fonte renovada e a capacidade de lembrar se documentos recentes foram abertos somente leitura ou editáveis.

Para o Writer, o processador de documentos, o LibreOffice 7.4 traz novas configurações tipográficas para hifenização, um novo verificador gramatical remoto, melhor controle de alterações na área de notas de rodapé, várias melhorias de borda em torno de tabelas e parágrafos, nova numeração no modo Mostrar alterações e a capacidade de limpar quebras de documentos do Word.

O Word também recebeu um novo sistema de numeração no modo Mostrar alterações, suporte para visualização de exclusão e inserção de notas de rodapé rastreadas na área de notas de rodapé, suporte nativo para controles de rich text, caixa de seleção, menu suspenso, imagem e data do Word, bem como suporte para listas editadas para mostrar os números originais no controle de alterações.

Para o Calc, o editor de planilhas, o LibreOffice 7.4 traz suporte para 16.384 colunas em planilhas, um novo item de menu para pesquisar nomes de planilhas, novas funções no widget suspenso AutoSum na barra de fórmulas, a capacidade de armazenar a altura da fórmula barra dentro do documento, uma caixa de diálogo Mover/Copiar folha aprimorada e expansão automática de matriz de célula para expressões de fórmula que retornam um array/matriz.

O Calc também recebeu várias melhorias de desempenho para várias colunas contendo dados, para várias funções como CONT.SE, SOMASES e PROCV, para recálculo de documentos com muitas fórmulas, para abertura de arquivos CSV, para exportação de documentos do Excel, bem como para carregar planilhas que requerem recálculo.

Para os componentes Impress & Draw, o LibreOffice 7.4 adiciona suporte inicial para temas de documento, juntamente com suporte para preenchimento de forma para temas de documento e suporte para uso de plano de fundo de slide como preenchimento de forma para interoperabilidade PPTX.

Como de costume, o desenvolvimento foi focado principalmente em melhorar a interoperabilidade com os formatos de arquivo proprietários da Microsoft, como DOCX, PPTX e XLSX, em uma tentativa de ajudar os usuários a migrar do MS Office para o LibreOffice.

Além disso, o LibreOffice 7.4 melhora a exportação de documentos PDF, melhora a importação de arquivos TIFF e adiciona suporte para o formato OfficeArtBlip TIFF, melhora a exportação de HTML habilitando a codificação UTF-8 por padrão, melhora a importação e exportação de arquivos RTF e melhora a importação de arquivos EMF/WMF com suporte para Mitre Limit e terminações de linha individuais para o formato EMF+, suporte para formatos gráficos Z compactados e muito mais.

Para saber mais sobre essa versão do LibreOffice, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar essa versão do LibreOffice agora mesmo no site oficial ou usar um dos tutoriais mais abaixo.

E para quem quer instalar ou atualizar o LibreOffice mais recente, basta usar um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux via FlatpakComo instalar o LibreOffice no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.