A TDF anunciou o lançamento do LibreOffice 7.1.4 para melhorar a compatibilidade com o MS Office. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O LibreOffice é a suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso: é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.
Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.
Agora, a Document Foundation lançou o pacote de escritório de código-fonte aberto e multiplataforma LibreOffice 7.1.4 para todas as plataformas suportadas, um grande lançamento que apresenta novos recursos e melhorias.
Novidades do LibreOffice 7.1.4
Embora em mídias como LxA falemos com frequência sobre um software que serve como alternativa a outro, as alternativas geralmente não são perfeitas.
Isso é algo que é demonstrado em cada um dos lançamentos da suíte de escritório gratuita mais popular, já que uma das mudanças que a The Document Foundation sempre menciona é que foram introduzidas mudanças para melhorar a compatibilidade com o MS Office.
Ademais, isso é algo que eles também fizeram agora na nota de lançamento do LibreOffice 7.1.4.
No total, a TDF afirma ter feito cerca de 80 correções na última versão da comunidade LO. A quinta parte, que coincidiria com cerca de 16, se concentrou em corrigir a compatibilidade com os formatos DOCX, XLSX, PPTX e os antigos formatos DOC.
Mais uma vez, eles aproveitaram o lançamento para recomendar às empresas o salto para a versão Enterprise, com a qual receberão suporte aprimorado e recursos sob demanda.
Mais uma vez, temos que lembrar que o LibreOffice 7.1.4 é a versão mais atualizada da suíte, o que significa que possui as últimas melhorias, mas também mais bugs.
Portanto, a The Document Foundation continua a recomendar o LibreOffice 7.0.6 para equipes de produção.
Por outro lado, fomos informados sobre um protocolo de migração para apoiar a transferência de empresas de suíte proprietárias para o LibreOffice:
“A Document Foundation desenvolveu um protocolo de migração para ajudar as empresas a passar de suítes de escritório proprietárias para o LibreOffice, que é baseado na implantação de uma versão LTS da família LibreOffice Enterprise, bem como treinamento e consultoria de migração para profissionais certificados que oferecem CIOs e Soluções de valor agregado para gerentes de TI alinhadas com ofertas proprietárias.”
Para mais detalhes e para ver os novos recursos em ação, você pode conferir o vídeo abaixo ou as notas de lançamento completas.
Como instalar ou atualizar
Em breve, os usuários do Linux também poderão instalar a versão do LibreOffice 7.0 a partir dos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas.
Você pode baixar essa versão do LibreOffice agora mesmo no site oficial ou usar um dos tutoriais mais abaixo.
E para quem quer instalar ou atualizar o LibreOffice mais recente, basta usar um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux via FlatpakComo instalar o LibreOffice no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap