A The Document Foundation anunciou que o LibreOffice 7.0 Beta 2 já está disponível para testes. Confira algumas novidades e veja como instalar para testar.
O LibreOffice é uma suíte de escritório livre desenvolvido pela The Document Foundation e compatível com os principais pacotes de escritório do mercado e que oferece todas as funções esperadas de uma suíte profissional: editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados.
O LibreOffice 7.0 está com lançamento planejado para o início de agosto, mas para que esse lançamento seja um sucesso, eles precisam de ajuda nos testes.
enquanto iss, o LibreOffice 7.0 beta chegou no início de junho, e agora, foi lançado o segundo beta para quem quer ajudar a testar, depois que muitas correções chegaram nas últimas semanas.
Novidades do LibreOffice 7.0 Beta 2
O mais emocionante com o LibreOffice 7.0 é a substituição do código de desenho do Cairo pelo Skia. No processo, graças ao Skia, a API Vulkan é suportada para renderizar a interface do usuário com grande velocidade. O código do Skia ainda está definido, mas parece estar em boa forma no LibreOffice 7.0.
O LibreOffice 7.0 também possui outras otimizações de desempenho, trabalho contínuo no HiDPI, particularmente com o código Qt5, remoção do suporte do Adobe Flash, várias melhorias no filtro de importação/exportação e outras alterações nesse pacote de escritório de código aberto.
Para saber mais sobre o LibreOffice 7.0 Beta 2, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Flatpak
- Como instalar o jdAnimatedImageEditor no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens Pictools no Linux via Snap
- Como instalar o visualizador de imagens térmicas Blackbody no Linux
Como instalar ou atualizar o LibreOffice 7.0 Beta 2
A versão oficial do LibreOffice vem instalada na maioria das distribuições Linux, e quem precisa instalar a versão mais recente, pode usar o tutorial abaixo para fazer isso.
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
E agora, quem precisa “experimentar” a versão de testes (beta), é possível fazer isso usando o Snap. Isso torna possível instalar a suíte de escritório no Ubuntu e em qualquer outra distro que suporte esse tipo de pacote.
Então, para instalar o LibreOffice 7.0 Beta 2 nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap