A The Document Foundation anunciou o lançamento oficial de sua suíte de escritório de código aberto, o LibreOffice 6.3. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O LibreOffice é uma incrível suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso, o LibreOffice é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.
Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.
Agora, a The Document Foundation lançou o LibreOffice 6.3 para plataformas Linux, Mac e Windows.
Essa versão será suportada pelos próximos dez meses com atualizações menores de manutenção até 29 de maio de 2020 e a TDF planejou um total de seis point releases para o LibreOffice 6.3.
Para os usuários do Linux, o LibreOffice 6.3 vem com uma mudança importante: ele não é fornecido com binários de 32 bits para sistemas operacionais baseados em Debian ou Red Hat.
Mas a TDF está empenhada em dar suporte a sistemas de 32 bits por mais alguns meses, portanto eles recomendam a ramificação do LibreOffice 6.2.x para instalações de 32 bits.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
novidades do LibreOffice 6.3
Essa é a terceira maior atualização completa da série mais recente do LibreOffice 6, o LibreOffice 6.3.
Essa atualização vem exatamente seis meses após o lançamento do LibreOffice 6.2 para adicionar melhor desempenho, maior interoperabilidade com formatos de documentos proprietários, bem como um conjunto de novos recursos e outras melhorias.
Os novos recursos da versão do Office LibreOffice 6.3 incluem uma versão Tabbed Compact da interface do usuário do NotebookBar para Writer, Calc, Draw e Impress, que beneficiará os usuários com laptops widescreen, junto com uma nova interface de usuário contextual para os componentes Writer e Draw.
A interoperabilidade do Microsoft Office foi melhorada no LibreOffice 6.3 para poder suportar a exportação de modelos de documento DOTX e modelos de planilha XLSX, importação de gráficos de formas de grupo DOCX drawingML, importação e exportação de arquivos SmartArt de PPTX e edição no PowerPoint.
Há também uma melhor interoperabilidade com tabelas PXTX XLSX, suporte aprimorado para exportar documentos como arquivos PDF suportando o padrão de formato de documento PDF/A-2.
Além disso, o menu Formulário foi adicionado ao Writer para um novo design de formulários PDF editáveis e o LibreOffice agora permite você remove ou oculta informações confidenciais antes de exportar ou compartilhar documentos.
Outra boa novidade do LibreOffice 6.3 são as melhorias de desempenho ao Writer e Calc para oferecer aos usuários um salvamento mais rápido de planilhas do Calc como arquivos XLS, suporte a diferentes marcadores em arquivos de texto, carregamento e renderização mais rápidos de arquivos Calc com VLOOKUP, suporte a grandes planilhas ODS/XLSX e suporte para tabelas e fontes incorporadas.
Por último, mas não menos importante, o LibreOffice 6.3 introduz um novo widget suspenso na barra de fórmulas do Calc para permitir que os usuários acessem mais rapidamente as funções usadas com mais frequência, juntamente com uma nova função FOURIER para calcular a transformação de Fourier discreta de uma matriz de entrada.
Um modo de console adequado também está disponível para usuários do Windows, para melhorar as operações de conversão e impressão em lote.
Para mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento e assista o vídeo abaixo:
Como instalar ou atualizar o LibreOffice
O LibreOffice 6.3 representa uma versão de ponta do popular pacote de escritório e é recomendado apenas para entusiastas de tecnologia e usuários avançados que desejam os recursos mais recentes.
Mas atualmente, A TDF recomenda aos usuários a série LibreOffice 6.2, para maior estabilidade em ambientes de produção.
Independente da versão, para instalar ou atualizar o LibreOffice, use um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar o LibreOffice no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap
O que está sendo falado no blog
- Como Instalar a última versão do Eclipse no Linux manualmente
- Linux Journal fechou no último dia 07 de agosto! Entenda!
- Como instalar o editor de imagens ImEditor no Linux via Flatpak
- Laptop OLED de 4K da System76 já está disponível para compra
- Ubuntu 18.04.3 LTS lançado com o Kernel 5.0 do Ubuntu 19.04