A The Document Foundation anunciou o lançamento oficial de sua suíte de escritório de código aberto, o LibreOffice 6.1. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
O LibreOffice é uma suíte office desenvolvida pela The Document Foundation. Ele é bem mais que isso, o LibreOffice é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.
Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.
LibreOffice 6.1 lançado – Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar
O LibreOffice 6.1 é a segunda grande atualização da série 6 do LibreOffice, lançada no início de 2018, para todas as plataformas suportadas.
O LibreOffice 6.1 está em desenvolvimento nos últimos seis meses e traz novos recursos, como a funcionalidade de manipulação de imagens renovada, que é significativamente mais rápida e suave, especialmente ao abrir documentos criados no Microsoft Office.
O LibreOffice 6.1 também adiciona um novo menu Página e reorganiza os menus do componente Draw para melhor consistência entre os diferentes módulos, aprimora o filtro de exportação EPUB com opções adicionais para personalizar metadados e melhor suporte para links, imagens, tabelas, notas de rodapé e fontes incorporadas.
O componente Base também recebeu uma grande melhoria: o mecanismo de banco de dados Firebird agora está habilitado por padrão, substituindo o antigo mecanismo de banco de dados HSQLDB.
Recomenda-se que os usuários migrem seus arquivos do HSQLDB para o Firebird usando o assistente de migração ou exportando-os para um servidor HSQLDB externo.
Segundo com a The Document Foundation:
“Os novos recursos do LibreOffice 6.1 foram desenvolvidos por uma grande comunidade de contribuidores de código: 72% dos commits são de desenvolvedores empregados por empresas do Conselho Consultivo como Collabora, Red Hat e CIB e por outros contribuidores como SIL e Pardus, e 28% são de voluntários individuais “
Para usuários Linux, o LibreOffice 6.1 traz uma melhor integração com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma, permite o uso de ícones Elementary por padrão em ambientes de desktop baseados em GNOME, usa interfaces nativas GTK+ 3 em janelas de diálogo.
Além disso, nesta versão o filtro de importação para arquivos XML do Microsoft Excel 2003 foi aprimorado.
Com o lançamento do LibreOffice 6.1, a The Document Foundation apresenta o Colibre, um novo tema de ícones para usuários do Windows que segue as diretrizes de design do tema de ícones padrão da Microsoft para o sistema operacional Windows.
Com isso, eles esperam que os usuários do Windows se sintam em casa quando migrarem para um sistema operacional diferente, como Linux ou Mac.
O LibreOffice Online, o serviço do lado do servidor para implantar o LibreOffice em ambientes de nuvem pública e privada, também recebeu melhorias significativas no LibreOffice 6.1, para todos os seus módulos.
Os destaques incluem uma interface de usuário renovada que é mais atraente e consistente com a versão desktop do LibreOffice.
Por último, mas não menos importante, o LibreOffice 6.1 enriquece as páginas da Ajuda on-line com arquivos de texto e de exemplo para guiar os usuários pelos recursos da suíte de escritório e ajudá-los a localizar facilmente o LibreOffice.
Atualmente o LibreOffice possui duas versões: a versão estável (6.06) e a de desenvolvimento (instável) (6.1). Ou seja, a versão 6.1 é destinada a usuários avançados e não é recomendada para o uso em máquinas de produção.
A Document Foundation considera o LibreOffice 6.1 uma versão inovadora que deve ser usada apenas por usuários avançados, entusiastas de tecnologia e usuários pioneiros.
Para implantações corporativas, o The Document Foundation ainda recomenda a série do LibreOffice 6.0, que será suportada com atualizações de manutenção até 26 de novembro de 2018. O LibreOffice 6.1 será suportado até 29 de maio de 2019.
Para mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento e assista o vídeo abaixo:
%CODE1%
Como instalar ou atualizar o LibreOffice
Para instalar ou atualizar o LibreOffice, use um desses tutoriais:
Como instalar o LibreOffice 6.1 no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap