Depois de manter a compatibilidade com a plataforma x86 por bastante tempo, a TDF informou que o LibreOffice 6.2 poderá abandonar o suporte a 32 bits no Linux. Confiras os detalhes.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
A segunda grande atualização da série 6 do LibreOffice, o LibreOffice 6.2, deve chegar no próximo ano, no início de fevereiro.
Essa versão, pode ser o primeiro lançamento dessa aclamada suíte de escritório a abandonar o suporte para versões Linux de 32 bits.
LibreOffice 6.2 poderá abandonar o suporte a 32 bits no Linux
Sim, isso significa que as versões do LibreOffice de 32 bits não estarão mais disponíveis na plataforma Linux.
Enquanto a The Document Foundation garante aos usuários do Linux nas notas preliminares de lançamento do LibreOffice 6.2 que a compatibilidade do Linux x86 (32 bits) não será removida das versões existentes do LibreOffice, a empresa notou o fato de que nenhuma nova versão será produzida para a plataforma Linux x86, começando com uma versão futura.
Resta saber se o LibreOffice 6.2 será o primeiro lançamento do pacote de escritório de código aberto a descartar o suporte a versões de 32 bits do Linux, já que a The Document Foundation ainda não oficializa qual versão do LibreOffice desaprovará compilações de 32 bits.
As versões atuais ainda são oferecidas para sistemas Linux de 32 bits como arquivos DEB e RPM.
Além de abandonar compilações do Linux x86 (32 bits), a The Document Foundation também decidiu descontinuar o backend KDE4 e GTK+ 2 VCL (Visual Component Library), que será removido da versão 6.2 do LibreOffice.
Espera-se que o LibreOffice 6.2 introduza uma ampla gama de novos recursos e melhorias na suíte de escritório, incluindo melhor importação e exportação de documentos PPTX e PPT, melhor renderização de animação, suporte básico de acessibilidade para desktops KDE Plasma 5, bem como vários aprimoramentos para o Writer, Calc, Impress e Draw.
Mike Saunders, da TheDocument Foundation, anunciou a disponibilidade da primeira sessão de busca de bugs para a próxima suíte de escritório de plataforma aberta e multi-plataforma do LibreOffice 6.2.
Enquanto isso, a equipe de QA do LibreOffice unirá suas forças em 22 de outubro de 2018, para a primeira sessão de busca de bugs da primeira versão de desenvolvimento Alpha da próxima versão do LibreOffice 6.2.
Os mentores estarão disponíveis para perguntas em #libreoffice-qa do canal de IRC e Telegram das 07:00 UTC às 19:00 UTC.
Uma sessão dedicada para testar a nova integração do KDE 5 estará disponível das 14:00 às 16:00 UTC.
Mais detalhes sobre a primeira sessão de caça aos bugs do LibreOffice 6.2 estão disponíveis nessa página.
Os interessados em testar o lançamento do LibreOffice 6.2 Alpha poderão baixar os builds Linux, Mac e Windows nos próximos dias.